Quando o assunto é a produção alimentícia, não há como não pensar na preocupação mundial com o desperdício de alimentos.
Enquanto toneladas de comida são jogadas fora diariamente nos países mais desenvolvidos, populações inteiras sofrem com a fome em nações mais pobres. Essa disparidade fez acender a luz do alerta e da sustentabilidade na cozinha.
Se você trabalha com alimentação, é fundamental ficar de olho nas dicas que vamos dar hoje para reduzir o desperdício através do controle de produção. Confira!
1. Gestão de estoque
Alimentos possuem uma vida útil que varia muito: alguns duram apenas algumas horas fora da geladeira, enquanto outros podem ser utilizados durante meses sem perder a qualidade. Essa diferença faz com que o controle do estoque seja mais complexo, afinal, é preciso “dar saída” para alguns ingredientes.
Diante desse desafio, é importante que o responsável tenha controle sobre o momento de compra dos alimentos e as datas de validade. Comprar ingredientes em excesso pode gerar um prejuízo enorme, por isso, é importante dimensionar o fluxo de vendas dos seus produtos e, a partir desse índice, analisar quais são os itens que devem ser comprados com mais frequência.
2. Armazenamento
Como dissemos acima, a vida útil dos alimentos varia muito e, em alguns casos, é possível prolongar esse período através de técnicas simples.
Deixar verduras fora da geladeira (mas em um lugar fresco, arejado e longe do sol) e separar o local de armazenamento das batatas e das cebolas — o etileno das cebolas “amadurece” a batata e também algumas frutas antes do tempo, fazendo com que estraguem mais rapidamente — são alguns exemplos de boas práticas.
Se você tiver como investir em equipamentos, vale pensar na aquisição de uma máquina seladora a vácuo. Ela retira todo o ar da embalagem e faz com que os alimentos se preservem por mais tempo, além de permitir a realização da técnica francesa de cocção “sous vide”, ou seja, a vácuo, excelente para quem pretende servir alimentos cheios de sabor.
3. Pesagem e medições
O desperdício de alimentos começa ainda na separação dos ingredientes para uma receita. Muitas vezes, na pressa, separamos quantias maiores do que realmente precisamos, e, em muitos casos, é impossível reutilizar aquilo que foi separado, resultando em um desperdício pequeno, mas que, se repetido constantemente, torna-se algo substancial.
Utilize balanças, recipientes com medidas e colheres de dosagem para se certificar de que vai separar apenas a quantidade exata de ingredientes — nem a mais, nem a menos.
4. Controle de água
Sem água não se faz muita coisa na cozinha, por isso, é fundamental cuidar dos recursos hídricos de nosso planeta. Evite desperdícios durante a lavagem de louças e também na hora de fazer procedimentos, como fervuras ou lavagem de alimentos.
Nunca deixe a torneira aberta sem necessidade e procure utilizar a água com a consciência de que ela também faz parte do estoque de ingredientes que você deve administrar.
5. Criatividade
O seu controle de produção vai bem, porém, ainda há algumas sobras? Isso não significa aceitar o desperdício de alimentos: é possível preparar diversas receitas sustentáveis para aproveitar sobras e, ainda, desenvolver pratos extremamente atraentes e gostosos.
Quer saber alguns exemplos clássicos e deliciosos de reaproveitamento? É possível fazer suco com a casca do abacaxi, bolo com a casca da banana ou, então, almôndegas e rabanadas com aquele pão amanhecido.
Essas são algumas dicas para fazer o controle de produção orientada para o fim do desperdício de alimentos. Gostou das dicas? Então curta a nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos úteis para o seu negócio!