10 dicas para melhorar o atendimento da sua lanchonete

10 dicas para melhorar o atendimento da sua lanchonete

Gerenciar uma lanchonete não é uma tarefa simples, mas com certeza é recompensadora. Diariamente milhares de pessoas escolhem as lanchonetes para fazerem suas principais refeições, seja pela rapidez que um lanche proporciona ou pelo atendimento em lanchonete, que normalmente é menos formal e mais agradável.

Para melhorar o atendimento em lanchonete, é preciso ter um mente os princípios do marketing tradicional e seus 4 “P’s” essenciais para um negócio: A praça, o produto, preço e promoção. O primeiro diz respeito ao local aonde o estabelecimento é montado, o segundo a qualidade e variedade dos produtos. O terceiro e o quarto são respectivamente o valor do produto, que precisa ser justo, e a forma como tudo isto é promovido.

Juntamos algumas dicas de ouro para melhorar o atendimento em lanchonete baseado nos 4 P´s do marketing para que você possa fazer um planejamento certeiro da sua lanchonete! Veja!

Praça – sua área de atuação

Atendimento no balcão personalizado: 

Considere as características do local aonde sua lanchonete será instalada. Faça uma pesquisa dos concorrentes e dos potenciais clientes. Se for uma área comercial, considere fazer um atendimento mais ágil e cordial. Se for uma área residencial, considere um atendimento mais íntimo e com foco na experiência de consumo.

Agilidade no atendimento:

Um dos fatores essenciais para uma lanchonete é a agilidade do serviço. Organize a lanchonete de forma inteligente priorizando os processos de preparo alimentar. Assim, evita correria, materiais perdidos e sujeira, além de atender os clientes de forma mais rápida.

Junte a isso máquinas que vão automatizar a produção, aumentando a capacidade de processamento, agilizando a fabricação e padronizando o produto.

Serviços de encomenda e entrega:

Ofereça aos clientes a opção de encomenda e entrega. Isso pode facilitar a vida do cliente e ainda organizar o atendimento em lanchonete com o aproveitamento do tempo ocioso para preparar as encomendas.

Local sempre organizado e limpo:

O ambiente não precisa ter uma decoração rebuscada, mas precisa estar organizado e limpo de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Manter as mesas e o balcão sempre limpo e livre para a utilização do cliente e ainda deixar os itens essenciais com fácil acesso melhora muito o atendimento em sua lanchonete.

Produto – o que você vai oferecer

Variedade atraente de produtos:

A variedade deve ser real, ou seja, a lanchonete deve oferecer aquilo que possui em estoque. Ainda assim, considerar produtos sazonais, como caldos no tempo frio ou sucos refrescantes no verão pode agradar os clientes, que ficarão ansiosos para conhecer as novidades.

Qualidade e boa apresentação:

Sempre utilize fornecedores e produtos de qualidade para a lanchonete e valorize este ponto fazendo uma boa apresentação dos produtos. As pessoas também comem com os olhos e agrega valor!

Simpatia e gentileza dos atendentes:

Mesmo agilizando o serviço, o atendimento deve ser feito com atenção. Mantenha a equipe treinada para atender os clientes de forma simpática e atenciosa e também para saberem reagir a situações de insatisfação dos clientes.

Preço – quanto vai cobrar

Preço justo e competitivo:

Este ponto é fundamental. É preciso construir o preço dos produtos a partir dos custos envolvidos, mas ele também precisa ser competitivo em relação a concorrência.

Se for necessário manter um valor acima da concorrência, intensifique a promoção dos diferenciais de qualidade do produto. Isso fará com que os clientes compreendam o valor e paguem sem se sentirem lesados.

Promoção – como vai oferecer

Cardápios com promoções “combo”:

A estratégia de adotar cardápios com “promoções combo” ajuda os clientes na hora da escolha e é uma forma de aumentar o giro do estoque. Em outras palavras, esta estratégia faz com que os produtos em estoque tenham que ser comprados com mais regularidade e estejam sempre fresquinhos.

Presença e interação nas redes sociais:

Esteja sempre presente nas redes sociais, seja com fotografias dos seus produtos que estimulam o consumo ou com promoções para seus clientes. Isso reforça sua atenção no universo deles.

Para melhorar o atendimento em lanchonete, não basta apenas criar maneiras de falar com o cliente, é preciso englobar todos os aspectos da gestão da lanchonete. Leia agora o artigo sobre gestão administrativa de lanchonete para saber um pouco mais!