Dicas para evitar problemas ao abrir empresa e trabalhar por conta própria

Dicas para evitar problemas ao abrir empresa e trabalhar por conta própria

Quer abrir empresa e trabalhar por conta própria mas não sabe por onde começar? Está é um dúvida comum daqueles que vão iniciar no mundo dos negócios, visto que no Brasil temos muitas normas e burocracias.

 

Mesmo com a crise causada pelo COVID-19, muitas pessoas estão vendo no desemprego do serviço formal, uma oportunidade para enfim realizar seu sonho de empreender. 

 

A escolha de empreendedorismo tem muitas vantagens como, por exemplo, liberdade, flexibilidade autonomia, e independência financeira. Porém para que tudo dê certo, e nenhum problema burocrático atrapalhe a concretização do seu sonho, é preciso estar atento a algumas dicas e processos. 

 

1- Formalize-se

Primeiro de tudo, quando decidir abrir empresa, é preciso se formalizar o quanto antes, ou seja, ser pessoa jurídica, possuir um número de CNPJ. A maioria dos empreendedores iniciam sua formalização aderindo ao Simples Nacional, que permite o processo de forma mais simplificada, podendo ainda optar pelas opções:

 

MEI 

Abrir empresa como MEI (microempreen­dedor individual) é permitido para quem fatura até 81 mil reais por ano. A abertura é muito simples, totalmente online, e no mesmo dia já é fornecido o seu número de CNPJ. É preciso estar atento se a área do seu negócio, se enquadra nesta modalidade. Nem todas as ocupações podem ser registradas como MEI. Por isso, é preciso verificar a relação de atividades no portal. 

 

Uma das principais vantagens da modalidade é a carga tributária que é menor. Além disso, todos os tributos são recolhidos numa única guia, chamada Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). 

 

Microempreendedor 

Agora se sua empresa tiver um faturamento acima de 81 mil reais, ou então não se  enquadra nas ocupações permitidas na MEI, você poderá abrir uma microempresa (ME). Nesta modalidade, não há restrição nos tipos de atividade, mas o faturamento é limitado a 360 mil reais por ano. O processo de abertura fica entre 15 dias a um mês e o custo é variável. Aqui a emissão de notas fiscais é obrigatória, e a tributação é variável de acordo com a atividade e  faturamento. 

 

Empresa

Se você também não se enquadra como ME, para trabalhar por conta própria será preciso passar por mais processos para registrar sua empresa. Essa abertura no Brasil leva, em média, 53 dias. Como essa modalidade é mais burocrática, o ideal é contratar uma empresa contábil para te auxiliar. Ainda será preciso formular o contrato social, se registrar na junta comercial, solicitar o alvará de localização e funcionamento, possuir inscrição estadual, e todas as licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais.

 

2- Organize suas notas fiscais

O processo de emissão de notas fiscais pode variar de acordo com o estado e município. Por isso ao abrir empresa é preciso consultar as regras do local de abertura. Qualquer pessoa que trabalhe por conta própria como pessoa jurídica vai precisa emitir notas, por isso, é importante ter disciplina e ser organizado. 

 

3- Faça previsão dos impostos ao abrir empresa

Para abrir empresa, é necessário que os impostos sejam previstos para que eles não comprometam seu capital de giro. Também é muito importante estar com a contabilidade completa em dia, para apurar os resultados e o lucro líquido. Todo cuidado com os impostos e as declarações é pouco. 

 

4- Separe as contas PF da PJ

Ao abrir empresa ainda no início das operações, separe suas despesas pessoais, das despesas da empresa. Sem essa separação fica praticamente impossível analisar os resultados financeiros empresariais. Então primeiro de tudo, é importante definir um pró-labore e manter as finanças pessoais bem distintas das finanças da empresa. 

 

5- Escolha o Regime Tributário

O Simples Nacional atualmente é o regime tributário mais comum no Brasil, escolhido por cerca de 70% dos empreendedores e autônomos. Mas ao abrir empresa, é possível decidir por outros regimes tributários. Há opções no qual a tributação é feita com base no lucro estimado, ou ainda de acordo com o rendimento apurado pela empresa.

 

POR QUE INVESTIR NO SETOR ALIMENTÍCIO É UM BOM NEGÓCIO?

 

6- Ao trabalhar por conta própria pense análise concorrência

Ao abrir empresa é muito importante analisar o mercado e a concorrência que você irá se inserir. Afinal, ao trabalhar por conta própria você precisa se esforçar para conquistar clientes e consequentemente ter mais lucros. Para tal, é preciso oferecer diferenciais que destacam sua empresa das demais. Atualmente aparelhos e máquinas modernas, que automatizam os processos e garantam segurança tem sido um destaque que desperta o interesse dos consumidores. 

 

7- Conheça os custos do seu negócio

Muitos empreendedores iniciantes, se empolgam com a possibilidade de abrir empresa e trabalhar por conta própria, mas acabam ignorando um dos fatores principais: as despesas e gastos do negócio. É preciso estar atento e com todo o planejamento financeiro. Por isso, recomenda-se a formação de uma reserva para imprevistos, e ainda a definição do capital de giro, considerando que nos primeiros meses, a lucratividade pode não ser alta o suficiente para cobrir as despesas.

 

Para aproveitar todas as possibilidades para abrir empresa, é fundamental fazer boas escolhas e investir tempo e dinheiro nas estratégias corretas.

 

Gostou das dicas? Então leia também: 3 COISAS PARA SABER PARA ABRIR UM NEGÓCIO EM CASA

 

Mantenha contato com a gente pelas redes sociais e fique por dentro de mais dicas e novidades.  Facebook Instagram.