O ramo de alimentação pode parecer um dos mais simples para quem olha de fora. Mas por dentro, é uma empresa como qualquer outra, que precisa de atenção a diversas particularidades e planejamento estratégico. Além disso, é preciso acompanhar todos os processos de perto para garantir o melhor funcionamento possível.
Um dos pilares para uma ótima administração nessa área é a gestão de fornecedores, seja para quem trabalha em estabelecimentos fixos — como restaurantes, cantinas, lanchonetes e padarias —, seja para quem gerencia negócios autônomos. E essa tarefa não é tão simples quanto parece. Conseguir fornecedores para uma empresa alimentícia não é como simplesmente ir ao mercado e escolher o que achar mais adequado nas prateleiras.
E para ajudar você nesse quesito, hoje mostraremos 5 dicas para facilitar a sua gestão de fornecedores. Confira!
1. Defina as suas necessidades com relação à compra
A gestão de fornecedores começa antes mesmo da pesquisa de mercado. O primeiro passo é definir o que a sua empresa precisa e quais são os requisitos da matéria-prima para que se gere a qualidade esperada pelo cliente.
Talvez, a sua produção de salgados precise de uma farinha mais consistente, por exemplo. Uma vez que você saiba os produtos específicos que precisa para atender aos pedidos, poderá encontrar um fornecedor mais adequado para a demanda do seu negócio.
2. Compare a relação custo-benefício de cada fornecedor
Diferentes empresas possuem produtos, protocolos de entrega, níveis de organização e meios de contato diversos. Tendo isso em mente, além da qualidade da mercadoria, saiba que a gestão de fornecedores envolve também a qualidade do próprio entregador.
Quanto mais tempo o pedido leva para ser entregue, ou quanto mais erros ocorrem nesse processo, mais elevado é o custo total do serviço. Então, antes de assinar qualquer contrato grande, faça um teste com um pedido menor e veja como o serviço é prestado. Se tudo ocorrer bem, aí sim você pode buscar pedidos maiores e até mesmo estabelecer uma parceria de longo prazo.
3. Mantenha a agenda atualizada para ter uma boa gestão de fornecedores
Independentemente da qualidade do serviço, faz parte do trabalho de gestão de fornecedores fiscalizar as entregas e garantir que os pedidos estejam em dia. Para isso, é necessário ter uma agenda, na qual estejam anotados todos os pedidos e as datas previstas.
Caso ocorra um atraso ou adiantamento sem aviso, é uma boa ideia notificar os fornecedores e perguntar o motivo. Talvez, o carregamento que chegou a você devesse estar em uma filial, ou, ainda, o seu pedido esteja sendo levado para outra empresa.
4. Considere a sazonalidade do produto para ter a melhor gestão de fornecedores
Nem toda mercadoria pode ser entregue o ano inteiro, especialmente na indústria alimentícia. Apesar de já existirem meios de fazer plantações crescerem em épocas adversas, isso nem sempre significa uma boa saída para o seu negócio, já que essas alternativas impactam no aumento do valor dos seus insumos.
Sabendo disso, leve sempre em conta a sazonalidade dos produtos. Por meio de uma boa gestão de fornecedores, é possível ditar o momento certo para comprar uma determinada fruta ou vegetal, aproveitando a alta de produção para garantir produtos frescos e de custo acessível.
5. Atualize-se sempre para fazer boas trocas de fornecedores
Um fato conhecido sobre o mundo empresarial é que todos os valores mudam com o tempo. Se um fornecedor oferece a melhor relação custo-benefício hoje, pode ser que outro assuma esse lugar amanhã.
Por isso, o trabalho de gestão de fornecedores também deve envolver a procura por novas empresas de tempos em tempos, tendo em vista possíveis trocas, pois podem surgir oportunidades para poupar gastos. Afinal, tudo deve sempre ser visto como um bom investimento para que você obtenha ótimos resultados.
Quer saber mais sobre a gestão de fornecedores? Tem alguma dica a oferecer por sua própria experiência? Então, deixe seu comentário compartilhando a sua dúvida ou o seu depoimento!