Trabalha em casa? 5 dicas de organização para não perder o controle

Trabalha em casa? 5 dicas de organização para não perder o controle

O home office é uma modalidade de trabalho adotada cada vez mais por empresas preocupadas com a qualidade de vida dos seus funcionários. Além de reduzir custos relacionados a mão de obra e a infraestrutura para o empregador, a possibilidade de trabalhar em casa pode ser bastante vantajosa para o empregado, que evita o deslocamento casa-trabalho (e os engarrafamentos comuns nas grandes cidades), produz no seu próprio ritmo e, com um pouco de organização, consegue equilibrar melhor a vida profissional e pessoal.

Se você trabalha em casa — ou pretende trabalhar — é importante tomar alguns cuidados para separar a vida profissional da sua vida pessoal e familiar. Confira algumas dicas para ter sucesso e não perder o controle:

Tenha espaços bem definidos

Um grande erro de quem trabalha em casa e que pode atrapalhar muito a produtividade é não ter um espaço específico para o trabalho. Mesmo que você não precise de muitos equipamentos (computador, impressora, telefone, móveis, arquivos, etc), é importante ter um cômodo destinado apenas a assuntos profissionais — um limite físico a ser respeitado pelas outras pessoas da casa, ou simplesmente para passar a sensação de um dia de trabalho, e não somente uma folga em casa.

Organize corretamente seu local de trabalho

O espaço destinado ao home office deve estar sempre bem organizado, iluminado e arejado, sem excesso de móveis ou de decoração — um espaço funcional, em resumo. Uma mesa bem arrumada é essencial para melhorar o rendimento no trabalho e evitar perda de tempo ao procurar documentos importantes, por exemplo.

Vista-se para o trabalho

Quem nunca pensou em trabalhar de pijamas? Ou, nos dias mais frios, se enrolar no cobertor e nem mesmo levantar da cama? Mas se você trabalha em casa, é melhor repensar.

Levantar-se, pentear os cabelos e colocar uma roupa apropriada para o trabalho — mesmo que não vá encontrar ninguém durante o dia — pode influenciar muito na sua produtividade e aumentar seu ritmo de trabalho. Deixe o pijama para depois do expediente: aí sim seu cérebro entenderá que é hora de “desligar” e aproveitar o descanso.

Adote horários flexíveis

Definir horários de trabalho é o primeiro passo para organizar sua rotina em casa. Porém, imprevistos acontecem e é importante estar preparado para eles. Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa é poder organizar sua agenda de forma mais independente.

Se você tem um compromisso médico no período da tarde, por exemplo, pode tentar recuperar o tempo perdido extrapolando um pouco o horário do expediente — sem abrir mão do seu descanso, claro. Naquela sexta-feira produtiva, com todas as tarefas cumpridas antes do prazo, dá até para encerrar mais cedo e pegar um cineminha, não é? Isso só não pode se tornar rotina!

Aprenda a focar no momento

Em outras palavras, quando estiver no trabalho, trabalhe. Quando encerrar o expediente, deixe as tarefas inacabadas para o dia seguinte e procure se desligar dos problemas e das questões relacionadas ao trabalho.

Além disso, procure manter uma boa rotina de sono e uma alimentação saudável, evitando o hábito de pular refeições ou dormir tarde para concluir o trabalho. Uma boa forma de organizar sua rotina de trabalho é estabelecendo prioridades diárias e começando pelas tarefas mais urgentes.

E você, tem alguma dica para compartilhar com quem trabalha em casa? Gostaria de adotar o sistema de home office? Deixe seu comentário!