Na hora de colocar a mão na massa para fazer aqueles salgados incríveis, que fazem o maior sucesso, alguns segredos podem fazer a diferença. Aqui no Brasil, a massa podre é uma das mais apreciadas e para que nada saia errado com o seu preparo, é importante tomar alguns cuidados.
Entre outros, detalhes como a temperatura da água e da manteiga são cruciais para entregar aquele salgado super gostoso, que desmancha na boca e conquista a todos que experimentam. Por isso, hoje vamos contar os segredos e mistérios para a receita de massa podre perfeita. Confira!
Desvendando a receita de massa podre
Massa estragada? Nada disso! A massa podre é aquela massa quebradiça, que desmancha na boca. Ela só recebe esse nome aqui no Brasil e é amplamente utilizada na gastronomia francesa — na qual foi originada —, onde é conhecida como pâte brisée (para os pratos salgados) e pâte sucrée (nas versões doces).
Basicamente, a massa podre leva farinha de trigo, manteiga, gordura e sal, mas é possível incorporar outros ingredientes, de acordo com a receita a ser feita.
Massa podre salgada
Ingredientes
- 225g de farinha de trigo
- 120ml de água gelada
- 50g de manteiga
- 20g de gordura vegetal (ou de banha de porco, se preferir)
- 1 pitada de sal
Como fazer
Pré-aqueça o forno a 190º. Em uma tigela, despeje a farinha e o sal peneirados e coloque, também, a manteiga e a gordura. Na batedeira, bata em velocidade média e acrescente a água até conseguir uma massa lisa.
Faça uma bola com a massa, cubra-a com papel filme. Leve à geladeira e deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos.
Massa podre doce
Ingredientes
- 225g de farinha de trigo
- 120ml de água gelada
- 50g de manteiga
- 20g de gordura vegetal (ou de banha de porco, se preferir)
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
Como fazer
O procedimento para preparar a massa podre doce é bem parecido ao da versão salgada. A única é diferença é que você deve acrescentar as colheres de açúcar com a farinha e o sal, que é mantido para realçar o sabor.
Massa podre para empada
Ingredientes
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 1 colher de sal
- 200 g de manteiga
- Água gelada
- 1 ovo
Como fazer
Despeje a farinha em uma tigela e acrescente todos os ingredientes, menos a água. Sem sovar demais, incorpore todos os itens e adicione a água aos poucos, até atingir o ponto em que a massa não grude nas mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por meia hora. Abra a massa, cubra as forminhas de empada e acrescente o recheio de sua preferência.
Segredos para uma massa podre que desmancha na boca
Para que a massa tenha o aspecto esperado, bem crocante, é preciso não deixar que o glúten da farinha se desenvolva muito. Para isso, um dos segredinhos da receita de massa podre é utilizar manteiga e água bem geladas. Peneirar a farinha antes do preparo também é um excelente truque para dar aquele toque especial ao prato.
Outro detalhe importante é que a massa não deve ser trabalhada com as mãos por muito tempo, com o mesmo objetivo de evitar o desenvolvimento do glúten do trigo. Ainda, não se esqueça de que, para conseguir aquela receita de massa podre que esfarela a cada mordida, é imprescindível respeitar o tempo de descanso da querida pâte brisée.
Agora que você já sabe tudo sobre a receita de massa podre, é hora de começar os trabalhos! Por falar nisso, que tal saber um pouco mais sobre como organizar uma cozinha sem estresse? Confira!