Quantas vezes você já comprou ou usou algo porque um amigo recomendou? Em geral, nós temos uma tendência maior a investir tempo e dinheiro naquilo que recebe a aprovação das pessoas em quem confiamos. Esse é o poder do marketing boca a boca.
Diferentemente do que ocorre na propaganda tradicional, o consumidor tende a ser naturalmente mais atraído ao que é promovido por alguém que ele conhece. No entanto, apesar de essa forma de marketing ser mais espontânea, há esforços deliberados que podem ser feitos para facilitar esse processo.
Então, neste post, saiba como promover essa forma de divulgação por meio dos seus clientes!
Entenda que as indicações fazem toda a diferença
Imagine que você quer preparar um jantar especial em casa, mas não tem tanta experiência com pratos mais sofisticados. O que você faz? Provavelmente pedirá ajuda a um amigo cozinheiro com as receitas e perguntará ao seu colega que entende de vinhos qual a melhor harmonização para a noite, não é mesmo?
Na hora de escolher que produtos comprar ou quais serviços contratar, não é diferente. No mar de informações que temos à nossa disposição o tempo todo, a opinião das pessoas em quem confiamos ganha cada vez mais peso. Por isso é tão importante entender como funciona o marketing boca a boca e transformar clientes em divulgadores.
Compreenda o cliente e ofereça um serviço excepcional
Compreender exatamente o que o cliente quer aumenta as chances de você lhe fornecer uma boa experiência. Isso porque boas experiências são a chave para aumentar a probabilidade de o seu público falar sobre sua marca.
O processo de pesquisa pode ser feito por meio de entrevistas estruturadas, de formulários, de diálogos e, até mesmo, de uma boa observação cotidiana sobre as necessidades do consumidor. Além disso, entender o que é mais importante para seu cliente permitirá que você invista recursos no seu negócio de forma mais eficiente.
Conte uma boa história
Todos amamos uma boa história. Desde filmes e livros até histórias de família e acontecimentos pessoais, uma história bem contada cativa seus ouvintes e deixa uma marca indelével na memória.
Uma forma eficaz de você gerar engajamento na sua audiência e fazer com que as pessoas propaguem sua marca é associando uma história poderosa a ela. Analise o seu percurso pessoal como empreendedor e o da sua empresa e procure por acontecimentos marcantes, reviravoltas e momentos de superação de dificuldades. Esses episódios farão as pessoas se identificarem com você e com sua trajetória.
Se você presta serviços de consultoria ou fornece produtos para eventos, por exemplo, também pode incorporar histórias de como sua empresa ajudou as pessoas na sua narrativa.
Esteja presente em eventos sociais
O seu negócio tem uma marca. Para que seja lembrada posteriormente, ela precisa ser reconhecida. Uma forma de fortalecer esse reconhecimento — e, portanto, de criar a sensação de familiaridade — é tornando-a mais presente em espaços compartilhados com o público.
A sua empresa pode contribuir em projetos da comunidade, realizar ações de caridade e, até mesmo, promover eventos solidários que já existem. Esses eventos sociais geram uma percepção positiva a respeito do seu empreendimento e contribuem para que as pessoas falem a respeito.
Mantenha contato com clientes antigos
Seus clientes antigos devem ser valorizados e sempre bem atendidos. As chances de eles falarem dos seus produtos ou serviços com outras pessoas é maior do que a de alguém que ainda não adquiriu confiança na sua marca. Ao mesmo tempo, fidelizar clientes é mais barato que conseguir clientes novos — então, investir tempo neles é extremamente importante.
Faça com que os clientes torçam por você
As pessoas tendem a promover aquilo com que se identificam, e é mais fácil se identificar com uma história do que com uma loja. Demonstrar a elas a história do seu negócio, as dificuldades, aonde quer chegar, suas origens e outros dados pode abrir espaço para uma conexão maior com os clientes.
Isso pode ser feito de diversas formas: por meio de publicações em redes sociais ou de alterações no ambiente da loja física com fotos, pedindo para que os clientes mais próximos ajudem na divulgação se realmente demonstrarem gostar do produto ou do serviço, entre outras.
Dê atenção especial ao seu pós-venda
Engana-se quem acredita que o processo de venda de um produto ou serviço acaba quando o cliente fecha a compra. Hoje em dia, esse é apenas mais um passo no processo de relacionamento com os consumidores.
Quantas vezes você comprou um produto e estava bastante satisfeito com sua aquisição, mas encontrou uma série de dores de cabeça ao tentar entrar em contato com a assistência técnica? E quantas vezes você se sentiu prestigiado quando uma empresa entrou em contato após a compra para saber como foi a sua experiência enquanto cliente?
Por menores que pareçam, essas atitudes fazem toda a diferença na hora de indicar uma empresa em vez de outra. Cada vez mais, é preciso focar em desenvolver uma relação com o cliente, entendendo que as compras acontecerão em momentos ao longo dessa relação.
Ofereça benefícios a quem promove a sua empresa
Você já deve ter se deparado com campanhas do tipo “traga um amigo e ganhe matrícula grátis” em academias e cursos de línguas estrangeiras, não é mesmo? Também é comum que clubes e casas de shows ofereçam descontos para quem divulgar uma postagem oficial em suas redes sociais.
Essas estratégias se baseiam em um mesmo princípio: oferecer benefícios para que os clientes se tornem seus divulgadores. Dessa forma, você não apenas garante uma maior propagação da sua marca e das suas campanhas de marketing, mas também instiga as pessoas a seguirem seus perfis sociais, esperando sempre pela próxima promoção.
Evite e resolva problemas de forma rápida e eficaz
Não raramente, os clientes demonstram muita satisfação por marcas que se propõem a resolver problemas o mais rapidamente possível. Um atendimento satisfatório ao consumidor é algo memorável justamente por não ser tão comum. Quando as pessoas são bem atendidas, elas comentam com os outros sobre a atenção que receberam.
São várias as formas de satisfazer clientes e, portanto, de facilitar o marketing boca a boca. O segredo é colocar o cliente em primeiro lugar, já que ele será a pessoa mais eficaz na sua publicidade. Cada consumidor feliz é dinheiro a menos gasto com anúncios. Apesar de, às vezes, parecer trabalhoso, lembre-se de que as pessoas tendem a investir recursos naquilo que seus amigos estão investindo, afinal, somos seres sociais.
Então, gostou das nossas dicas de como você pode promover o marketing boca a boca em seu negócio? Com atenção às estratégias certas e mantendo o foco na satisfação do cliente, logo sua marca estará na boca de todo mundo!
Se você gostou deste material, compartilhe-o nas suas redes sociais e comece agora mesmo a promover o seu negócio!