Errar muitas vezes parece que faz parte do negócio. E, na verdade, é mesmo. Por isso, é válido ter em mente que o mais importante não é ignorar os erros que surgirem pelo caminho, mas sim reconhecê-los, aprender com eles e tentar não repeti-los.
Alguns deles são muito comuns ao empreendedor de sucesso, e observar o que vem sendo nocivo ao seu negócio também pode te ajudar a garantir o sucesso da sua empresa. Confira 6 erros que você não pode cometer se deseja ser um empreendedor de sucesso.
Negligenciar a etapa do planejamento
Quem quer abrir uma empresa e acredita que não há necessidade de investir tempo e recursos em planejamento pode acabar tendo prejuízos. Os indicadores que serão criados nesse planejamento vão demonstrar se a empresa vai bem ou não, e se há necessidade de mudar a estratégia.
Cobrar um preço abusivo pelo produto
A etapa de precificação do produto é também muito importante, pois interfere diretamente no lucro da empresa. Para realizá-la de forma correta, é preciso calcular quais são os custos fixos e marginais e fazer um estudo. O ideal é que empreendedores iniciantes procurem por cursos de marketing que possam ajudar nessa área.
Acreditar que suas ideias são as melhores
O empresário ou empreendedor que está entrando agora no mercado com pouca experiência não pode chegar com ares de superioridade e arrogância ao negociar com possíveis investidores e parceiros. É importante buscar conselhos de empresários mais experientes que podem desempenhar o papel de mentores e orientar nesse começo de negócio.
Não dominar técnicas de gestão
Conhecimento básico de gestão é pré-requisito mínimo para empreendedores. Pelo menos um dos sócios precisa ter conhecimento de finanças para saber comprar, negociar prazos e pagamentos, e também gerenciar o estoque.
Não buscar por bons parceiros
As empresas precisam de parceiros para se desenvolverem, e eles podem ser cruciais para o sucesso ou para o fracasso de um empreendimento. No começo de uma empresa, a primeira relação de parceria fundamental é aquela estabelecida com o fornecedor. É preciso saber se ele é comprometido com os prazos e se trabalha bem. O ideal é ter outras opções e não ficar dependente de apenas um fornecedor.
Não dar valor ao plano de negócios
Faz parte do planejamento inicial de uma nova empresa estabelecer um plano de negócios, etapa importante para nortear o caminho do novo empreendedor, o que pode ajudar a manter o foco nos objetivos e cumprir as metas.
Ser empreendedor é mais do que ter uma ideia inovadora. É preciso muito estudo, conhecimento, liderança e jogo de cintura. Até chegar ao sucesso, um longo caminho de trabalho duro se faz necessário, e aprender com os erros nesse percurso é fundamental.
Tendo em mente que todos esses erros são muito comuns, cuidado! Agora que você já tem conhecimento, torna-se mais fácil identificá-los e baní-los do seu comportamento como empreendedor.
Gostou das nossas dicas para ser um empreendedor de sucesso?
E você, conhece outras cozinheiras e profissionais de alimentação que não sabem como fritar salgados sem estourar? Siga nossas redes sociais para mais dicas: Instagram – Facebook