Hoje em dia, seja qual for o seu empreendimento, é praticamente impossível deixar de receber pagamentos por cartões. Seja pela facilidade ou pela segurança, os cartões de crédito e débito estão cada vez mais acessíveis e populares, e em muitos ramos aceitá-los pode ser considerado até mesmo um diferencial de negócio.
Por outro lado, sabemos que as máquinas de cartão de crédito tradicionais geram custos que nem todo microempreendedor individual consegue arcar. Felizmente, a maquininha de cartão para celular é uma alternativa prática e econômica para aumentar suas vendas.
Há muitos modelos disponíveis no mercado, entre elas: Moderninha PagSeguro, Cielo Mobile, GetNet Vermelhinha, iZettle, SumUp e MercadoPago Point.
Quer saber como escolher a maquininha ideal? Confira nossas dicas!
Compare os preços e as taxas
Tamanha variedade de opções no mercado resulta em uma diversificada gama de taxas e tarifas, que devem ser comparadas com atenção. Ao consultar as opções disponíveis, não deixe de verificar:
- taxa de adesão: valor pago ao contratar o serviço;
- custo da máquina: quanto você pagará para comprar a maquininha de cartão para celular;
- mensalidade: valor mensal desembolsado para utilizar o serviço;
- taxa por transação: um percentual cobrado em cima de cada venda efetuada pela maquininha, normalmente maior para vendas à crédito.
É importante comparar cada custo e não se deixar levar pela primeira oferta. Algumas empresas não cobram taxa de adesão, mas cobram o custo da máquina, enquanto outras fazem o contrário. Em alguns casos, pode valer mais a pena pagar mensalidade em troca de uma taxa por transação menor.
Por isso, avalie quais custos se adéquam melhor ao seu volume de vendas e ao seu plano de negócios.
Consulte as bandeiras aceitas pela maquininha de cartão para celular
É fundamental que sua maquininha de cartão portátil aceite as duas bandeiras mais populares do Brasil: Visa e Mastercard. De preferência, inclua a Elo na lista, pois essa bandeira está se tornando cada vez mais difundida.
Caso você seja dono de uma pastelaria ou de outro empreendimento no ramo da alimentação, considere as opções que aceitam bandeiras específicas desse segmento, como Sodexo, Alelo e Ticket, que poderão incrementar suas vendas.
Verifique o prazo para receber o dinheiro
Capital de giro é fundamental para praticamente qualquer negócio, portanto, esse fator não deve passar despercebido. Quanto tempo você levará para efetivamente receber o dinheiro da venda por meio da sua maquininha de cartões para celular?
Há variações: o prazo para receber uma venda a débito vai de um até cinco dias úteis, dependendo da maquininha, enquanto as vendas no cartão de crédito variam entre quatorze e trinta dias úteis para que o dinheiro esteja disponível.
Escolha quais modalidades você precisa
Crédito ou débito? Como já mencionamos, as taxas por transação para vendas no cartão de crédito são maiores do que no débito e o tempo para receber o dinheiro também é maior. Por outro lado, do ponto de vista do comprador, é sempre bom ter ambas as opções e em alguns ramos, como no da alimentação, este pode ser até mesmo um fator de fidelização.
Portanto, você deve avaliar se o custo maior para aceitar cartões de crédito será compensado pelo aumento no número de clientes. Tenha em conta que algumas maquininhas não aceitam ambas as formas de pagamento ou restringem algumas modalidades à bandeiras específicas.
Consulte outros empreendedores
A melhor forma de saber se um serviço é bom é consultar um usuário desse serviço, e essa lógica também se aplica à maquininha de cartão para celular.
Após escolher as opções mais adequadas ao seu negócio, consulte donos de estabelecimentos que as utilizam no dia a dia. Não tenha vergonha de perguntar sobre o funcionamento do aparelho, o atendimento e o suporte da empresa. Essas informações serão valiosas!
Colocando em prática essas cinco dicas você poderá escolher a maquininha de cartão para celular ideal para o seu negócio. Não deixe de analisar muito bem as opções do mercado e todas as suas nuances antes de fazer a escolha. Assim, você evitará arrependimentos.
Se você gostou das nossas dicas, curta nossa página no Facebook e receba muitas outras dicas e sugestões úteis para quem empreende ou quer começar a empreender!