Diferencial de negócio: você sabe qual é o seu?

Diferencial de negócio: você sabe qual é o seu?

Garantir o diferencial de negócio no mercado exige que o empreendedor conheça sua área de atuação e saiba quais são os gargalos existentes. A concorrência sempre existirá e o que deve ser feito é buscar soluções que outros negócios ainda não tenham pensado, cativando o cliente.

Possuir um diferencial nada mais é do que garantir ao seu negócio uma característica que só ele tenha e que amadurecerá junto com a empresa, atrelando-se à marca como valor agregado. Assim, o cliente saberá que o produto ou serviço ofertado possui essa particularidade que o faz especial no mercado.

Afinal, você sabe qual é o diferencial do seu negócio? Neste post daremos dicas para que você saiba como desenvolvê-lo, tornando sua empresa ainda melhor. Confira!

Conhecer bem o negócio

O primeiro passo para desenvolver um negócio diferenciado é conhecer o ramo no qual ele se encaixa. Qual é o tamanho desse mercado? Como os consumidores enxergam as soluções atuais na área? O que pode ser melhorado para atrair novos clientes? Com esse mapeamento em mãos, será possível enxergar com mais facilidade a estratégia a ser desenvolvida.

Ao tentar cobrir um ponto ainda frágil do ramo de atuação, já identificado, é necessário buscar diferenciais competitivos de longo prazo, que não percam valor com o passar dos anos e nem possuam bases pouco sólidas.

Escolher um diferencial sustentável

A ideia de um diferencial de negócio que se mantenha ao longo do tempo passa por conceber algo para além da qualidade do produto ou serviço. A qualidade referida é essencial em qualquer situação, o que mudará é o “algo mais” que deve girar em torno de uma ação pioneira.

Ser o primeiro a oferecer determinada solução colocará o seu negócio à frente dos demais, e mesmo que outros resolvam seguir os mesmos passos, sua marca já terá garantido para si outro patamar de atuação no mercado.

Porém, é preciso ter em mente que preços agressivos e descontos mirabolantes não são um diferencial sustentável. Essa estratégia pode garantir clientela em um primeiro momento, mas, diante de uma concorrência especializada, pode ser que o consumidor opte por pagar mais para ter algo melhor em mãos.

Além disso, uma margem de lucro muito pequena impedirá que seu negócio realize investimentos necessários para acompanhar a evolução do negócio. Sem recursos, o produto ou serviço se tornará ultrapassado em algum momento, o que pode acontecer antes do que se previa.

Formar um time de ponta

Nenhum negócio vai prosperar sem o envolvimento de todos que trabalham para aquele empreendimento do início ao fim do processo. É importante que todos estejam em sintonia diante dos objetivos gerais e saibam qual é a contribuição que cada um pode dar.

Um modelo de gestão eficiente, pautado em uma cultura de resultados humanizada, traz o combustível necessário para que haja ânimo profissional e um ambiente saudável no qual a equipe sente que seu esforço está sendo transformado em excelência para o cliente.

Apostar na experiência de venda

Acreditar que a venda não consiste somente na aquisição pelo cliente de um produto ou serviço torna-se fundamental quando o empreendimento abrange uma experiência de venda completa.

Esse processo só atinge seu auge quando o consumidor se sente bem atendido do início ao fim, com suas dúvidas sanadas e auxiliado diante de qualquer dificuldade que venha a surgir no futuro. A experiência nessa situação de venda completa faz com que um diferencial de negócio torne-se sinônimo de bem-estar no contato entre marca e cliente.

O que achou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!