Conciliar trabalho e família é um desafio a ser superado principalmente por quem está iniciando um empreendimento. Ao querer que o negócio dê certo, o empreendedor acaba aplicando a maior parte do seu tempo na empresa e acaba deixando de aproveitar bons momentos com seus familiares.
Porém, mesmo com uma rotina agitada, é possível conciliar os dois lados mais importantes da vida de qualquer empreendedor: seu negócio e sua família. É preciso se organizar e aplicar estratégias para otimizar o tempo, tanto no trabalho quanto nos dias de folga, para que o empreendedor possa aproveitar da melhor forma sua vida profissional e pessoal.
Encontrar o equilíbrio entre esses dois mundos é a verdadeira chave do sucesso.
1. Deixe o trabalho fora de casa
Não levar trabalho pra casa é uma dica essencial para equilibrar os dois mundos. É preciso ter em mente que os assuntos profissionais devem ser tratados no ambiente de trabalho, e que suas horas livres devem ser utilizadas em prol de sua família.
Uma forma de planejar o seu “dia de amanhã” é organizar as tarefas a serem feitas com antecedência. Dessa forma, ao chegar em casa, você terá todo o tempo disponível para curtir seus filhos e seu lar.
2. Aproveite cada segundo dos finais de semana
Assim como não se deve levar trabalho pra dentro de casa, uma excelente dica prática é: utilize os finais de semana para curtir cada minuto junto da sua família. E isso não quer dizer, necessariamente, que é preciso gastar muito para se divertir.
Faça uma sessão de cinema com as crianças, coma algo diferente, procure uma atividade para fazer em família etc. As possibilidades são inúmeras!
3. Utilize uma máquina para otimizar a produção de salgados
Ao automatizar sua produção de salgados, você economizará cerca de 50% do seu tempo, podendo utilizá-lo para passar mais tempo com seus filhos.
Além disso, uma máquina de automação reduzirá os custos da produção e, dessa forma, contará com menos mão de obra também — fato que, além de poupar tempo, ainda vai otimizar a receita de sua empresa.
4. Determine uma escala de trabalho
Geralmente, o dono do negócio é o funcionário que mais trabalha dentro de uma empresa, principalmente no início dela. Por causa disso, é muito importante manter uma escala de trabalho que deverá ser executada com disciplina — inclusive respeitando as folgas.
Ao determinar um horário para trabalhar e estar na empresa, você deverá utilizar esse tempo para realizar todas as suas tarefas profissionais. Além disso, não cuide de tudo! Delegue atividades importantes para funcionários de confiança para que você não precise ficar 24 horas na empresa para saber que tudo está indo bem.
5. Deixe o celular de lado
O smartphone é uma ótima ferramenta para estarmos sempre conectados com a empresa e também para acompanharmos o mundo ao nosso redor (mercado, preços, clientes etc). Esse hábito é importante para a saúde do negócio, mas pode prejudicar profundamente seu relacionamento familiar.
É preciso saber dosar a atenção dada à tecnologia com o tempo disponível para estar com sua família.
E você? Como faz para conciliar o trabalho e a família? Já utilizou ou utiliza algumas das dicas apresentadas no post? Conta pra gente nos comentários.
E você, conhece outras cozinheiras e profissionais de alimentação que não sabem como fritar salgados sem estourar? Siga nossas redes sociais para mais dicas: Instagram – Facebook