Ter seu próprio negócio é o objetivo de muitas pessoas que não querem mais depender de um trabalho com carteira assinada, em uma profissão que, geralmente, não as realiza. No entanto, muita gente deixa de tentar realizar esse sonho por acreditar não ter o perfil empreendedor.
Mas, afinal, quais são as características de um empreendedor? Este artigo vai trazer algumas respostas.
A ideia de que todo empreendedor é importante
Muita gente associa a atividade empreendedora a criar grandes empresas ou gerar milhões em lucro, mas isso não corresponde à verdade. Existem diversas formas de empreender — e nenhuma delas deve ser subestimada.
Para você ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pelo Sebrae (2014), as micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% do PIB do Brasil (PIB), ou seja, elas geram mais de ¼ de toda a riqueza do país.
O perfil empreendedor
De um modo geral, um indivíduo com perfil empreendedor é alguém que está disposto a trabalhar para mudar uma situação que o incomoda. Por exemplo: uma dona de casa que está insatisfeita com a situação financeira da família e começa a fazer quitutes para vender. Esse é um exemplo de empreendedorismo.
Um empreendedor é uma pessoa que enxerga possibilidades onde as demais veem problemas. Uma grande obra que incomoda a vizinhança pode ser vista por aquela mesma dona de casa como a chance de vender seus salgados para os trabalhadores daquela empresa.
A importância de desenvolver um planejamento detalhado
Um empreendedor não conta apenas com a sorte, mas com o planejamento. Voltando ao nosso exemplo, para que aquela dona de casa tenha sucesso em seu empreendimento, ela deve se planejar para saber quanto dinheiro terá que investir — ingredientes para os salgados, gás de cozinha, embalagem etc. — para poder calcular seu lucro.
Além disso, ela terá que saber como vai vender, afinal, muitas pessoas não carregam mais dinheiro vivo e, por isso, é importante estudar as vantagens de aceitar pagamento com cartão de crédito.
A constante otimização de processos
Imagine se as fábricas ainda trabalhassem como há 50 anos. É provável que elas tivessem prejuízos. Por isso, uma outra característica de quem tem perfil empreendedor é melhorar seus processos de produção.
A mesma dona de casa do nosso exemplo poderia ter uma margem de lucro bem maior se ela usasse máquinas para ajudá-la a fazer seus salgados. Assim, eles ficariam prontos mais rápidos e ela poderia usar seu tempo para vendê-los em outros lugares.
O empreendedor sabe a importância do seu tempo. Por esse motivo, ele procura melhorar o seu trabalho para ganhar em qualidade e em produtividade.
Se você se identificou com alguns desses tópicos, é possível que tenha perfil para empreender e já esteja pronto para começar seu próprio negócio. Já pensou em ter a liberdade que o um trabalho com carteira assinada não oferece?
Pronto! Conseguiu se enxergar nessas características? Então, se você gostou deste texto, não deixe de compartilhar nas suas redes para ajudar outros empreendedores. Quem sabe você não inspira outras pessoas?