É dever das indústrias de alimentos ou empresas que façam armazenamento de salgados assegurar o controle de qualidade acerca do que produzem. Essa garantia de segurança e higiene, além de ser exigida por lei, é o que mantém as companhias em destaque em relação aos rivais de mercado.
Se o cliente procura bons alimentos para consumo, no mínimo vai requerer a limpeza, um bom acondicionamento e, claro, alta qualidade. O armazenamento está entre as chamadas BPF, ou Boas Práticas de Fabricação, as quais foram estabelecidas pelo Food and Drug Administration, e consiste em uma série de recomendações que visam obter produtos seguros para o consumo.
Você trabalha com salgados? Então, entenda no post de hoje tudo sobre o assunto e conheça 5 equipamentos utilizados para o correto armazenamento dos seus produtos.
Por que armazenar bem os salgados?
Chamamos de armazenamento a etapa posterior à fase em que os alimentos estão prontos, de forma a chegar a um conjunto de embalagens e requisitos necessários para conservar bem os itens. Tudo em um ambiente que mantenha a sua qualidade.
O armazenamento de salgados segue à risca as questões gerais relacionadas também a outros alimentos. O produto finalizado deve ser bem-acondicionado a fim de prevenir a contaminação e a proliferação de micro-organismos. E, ainda, para proteger os salgados contra qualquer tipo de dano à sua aparência ou constituição.
Para que isso seja garantido, durante o período de armazenamento é preciso inspecionar seus produtos e direcioná-los ao tipo de conservação com o equipamento adequado, de forma a mantê-los refrigerados ou aquecidos. Isso vai depender da sua destinação.
Quais são os tipos de armazenamento?
Sob congelamento
É todo armazenamento em que os alimentos são mantidos a uma temperatura igual ou inferior a 0ºC. A escolha desse tipo de armazenamento deve ser específica para cada alimento. Se for o caso de salgados congelados para algum evento posterior, por exemplo, será a ideal.
Uma temperatura baixa o suficiente impedirá o crescimento de microorganismos.
Sob refrigeração
A refrigeração é considerada um tipo de armazenamento temporário, podendo ser inicial, até que se encontro outro modo de armazenar. A temperatura deve ser entre 0º e 10ºC. Deve-se seguir também as recomendações dos fabricantes.
Temperatura ambiente
Deve ser escolhida apenas se os alimentos não exigirem condições especiais de temperatura para serem armazenados e conservados.
Quais são os equipamentos para armazenamento de salgados?
Existem alguns equipamentos mais comumente usados, seja para congelamento, refrigeração ou para a temperatura ambiente. Alguns podem ser desenvolvidos sob medida e com capacidades variadas, chegando a toneladas de salgados para acondicionamento.
Aqui seguem alguns exemplos:
- freezer para armazenamento de salgados;
- armário de crescimento com esteiras;
- caixas plásticas atóxicas;
- câmara frigorífica;
- balcões expositores.
Que recomendações seguir para o armazenamento?
Junto ao uso dos equipamentos adequados para armazenamento de salgados, algumas dicas podem ajudar em seu processo de proteção aos itens, garantindo a qualidade e livrando-os de contaminações:
- mantenha as áreas externas livre de entulhos e materiais fora de uso;
- as paredes devem ser mantidas livres e limpas, facilitando o controle de pragas;
- o local de armazenagem deve ser fresco e ventilado;
- a limpeza é ainda mais fundamental nas áreas internas de armazenagem;
- não misture os produtos inutilizados nesse mesmo espaço, pois eles devem ter sua área própria;
- mantenha piso e paredes livres de infiltrações e secos;
- a recepção deve ser inspecionada;
- nunca utilizar produtos vencidos;
- os equipamentos devem ser vistoriados quanto ao seu funcionamento.
Tenha sempre em mente que o respeito à temperatura de armazenamento recomendada pelo fabricante dos salgados é fundamental. Para isso, os equipamentos escolhidos precisam ser de qualidade; afinal, são eles os responsáveis por condicionar seus produtos.
Gostou do artigo? Você pode nos acompanhar nas redes sociais. Siga a Vimaster no Facebook e no Twitter para ver mais dicas como essas!