Conhecer o mercado tornou-se o ingrediente secreto para o sucesso de qualquer negócio e, nessa tarefa, o grande desafio é conhecer a preferência e o comportamento dos clientes. Por isso, fazer uma pesquisa de mercado para lanchonete é o único meio para obter as respostas necessárias.
Além de fornecer informações importantes sobre seus concorrentes, uma pesquisa de mercado pode ajudar sua lanchonete a tomar as melhores decisões antes de lançar um novo produto ou simplesmente cortar uma despesa, por exemplo. Com este direcionamento em mãos, fica mais fácil aplicar as melhores estratégias no momento certo.
Você também quer aprender como fazer uma pesquisa de mercado para lanchonete? Então confira nossas dicas e melhore o seu negócio!
1. Defina os objetivos e o público-alvo
Antes de começar sua pesquisa, é interessante saber o motivo pelo qual ela existirá, ou seja, você precisa ter um objetivo em mente.
Além disso, será necessário definir seu público-alvo, levando em consideração seus concorrentes e o perfil dos clientes que frequentam ou poderiam frequentar sua lanchonete.
Ter essas informações é essencial para segmentar a pesquisa e obter clareza nos resultados obtidos.
2. Determine o método de pesquisa
Existem diferentes métodos que podem ser aplicados em uma pesquisa de mercado, influenciando inclusive na maneira como sua coleta de dados será realizada. Se você deseja descobrir quais são os salgados mais consumidos em uma lanchonete, por exemplo, você pode fazer uma pesquisa secundária em sites, jornais, revistas, entre outros veículos.
Porém, essas informações também podem ser obtidas pelos próprios clientes e fornecedores. Para isso, basta desenvolver uma pesquisa qualitativa, visando identificar as percepções dos clientes, ou quantitativa, com dados numéricos e estatísticas.
3. Escolha como coletar os dados
Perguntar diretamente para seu público é a melhor maneira de adquirir respostas. No entanto, sua lanchonete precisa saber como essas perguntas serão realizadas. Dentre as opções estão formulários, pesquisas online, roteiros de pesquisa, entrevistas na rua, campanhas em mídias sociais.
4. Aplique sua pesquisa de mercado para lanchonete
Depois de saber os passos necessários para realizar sua pesquisa, chegou o momento de aplicá-la. Para ter sucesso nessa etapa, é fundamental ficar de olho em um aspecto muito importante: a abordagem.
Antes de começar, pondere sobre os melhores horários para realizar as pesquisas e quais materiais serão necessários, como caneta, formulário e folha de rascunho. No momento de entrevistar, não deixe de explicar às pessoas quais são seus objetivos de pesquisa.
5. Analise as informações coletadas
Coletou todos os dados necessários para sua pesquisa de mercado? Excelente! Porém, o trabalho não para por aí. Agora será preciso analisar cada resposta de forma qualitativa ou quantitativa, dependendo do método de pesquisa escolhido, a fim de tomar a melhor decisão para sua lanchonete.
Nossa dica para facilitar sua análise é contar com a ajuda de planilhas automatizadas que possam mensurar os resultados com maior precisão.
Está pronto para realizar sua pesquisa de mercado para lanchonete? Então confira também nossas dicas de como definir o preço dos salgados em 3 passos e continue por dentro das melhores informações para a sua lanchonete!