Você deseja obter mais lucro no ramo dos salgados? Quer aumentar os ganhos com a culinária em geral? Então precisa saber: para alcançar suas metas, ter uma cozinha bem equipada é fundamental, e são muitos itens indispensáveis — e a centrifuga industrial para alimentos certamente está entre eles.
Se você não sabe do que se trata esse objeto e quer entender mais do assunto, continue lendo o post!
O que é uma centrifuga industrial para alimentos?
Também chamada de separador centrífugo, ela é uma máquina que se utiliza de forças centrifugas, gravitacionais ou de inércia para separar os alimentos.
Existem variações de modelo que servem para outros propósitos além do culinário, mas vale frisar que todos eles partem do mesmo princípio: dividir componentes.
Ela é muito utilizada no âmbito químico, embora haja diferenças significativas entre os modelos, principalmente no que diz respeito ao tamanho e às funções.
À medida em que os alimentos são separados uns dos outros, também é possível escolher como recolhê-los, dependendo do equipamento utilizado.
Para que serve uma centrifuga industrial para alimentos?
Se ela serve para realizar a separação das coisas, na indústria alimentícia a ideia principal é separar alimentos e ingredientes, bem como limpá-los e clarificá-los — e quem trabalha na área sabe o quão necessárias as separações são em determinadas receitas.
Além de otimizar o tempo e possibilitar a execução de pratos mais complexos, ela é um investimento muito útil dependendo do tipo de gastronomia praticada no seu estabelecimento. Outro ponto é que inovar no setor alimentício é uma prática que todo bom gestor deve levar em consideração. Então, a máquina pode abrir um leque de novas oportunidades aos que investem nela.
Assim, por mais que você não tenha um local fixo de trabalho e faça salgados sob encomenda, por exemplo, ela tem utilidades muito claras:
- separa o leite quente do frio;
- clarifica o leite e seu soro;
- remove os esporos;
- serve para água de coco e leite de coco;
- produção de gordura anidra do leite;
- pode ser utilizada antes da fritura de legumes, como batata e mandioca, para limpá-los;
- após fritar o salgados, ajuda a retirar os excessos de óleo;
- faz uma lavagem efetiva nas verduras, deixando-as brilhantes e atrativas para o consumo;
- clarifica os sucos antes de servi-los;
- geralmente possui velocidades reguláveis, que permitem trabalhar até mesmo com os alimentos mais sensíveis;
- entre outras.
Por que comprá-la?
Porque expande suas possibilidades de negócio. Mais do que isso, ela profissionaliza grande parte dos processos. Ou seja, além de organizar bem sua cozinha, você também a equipa da melhor maneira possível, e assim dá um passo importante para o seu crescimento.
Por fim, como consequência dos fatores anteriores, ela acaba facilitando — e muito — a atração de novos clientes para sua lanchonete ou conquistando de vez aqueles que encomendam produtos diretamente com você.
Investir nas suas iniciativas nunca é um desperdício. Por mais que você pilote muito bem um fogão e entenda totalmente de cozinha, uma centrifuga industrial para alimentos torna o seu negócio mais produtivo e, consequentemente, lucrativo.
Você gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão para compartilhar conosco? Então deixe um comentário. Queremos saber a sua opinião!