Na hora de armazenar salgados, os processos de estocagem e armazenagem exigem cuidados especiais para manter o sabor e a textura de cada item, a fim de que o cliente consuma um produto de qualidade. Para que todas as etapas sejam seguidas corretamente, é importante estar atento a algumas dicas preciosas.
Os salgados possuem cuidados específicos para que se mantenham intactos até o momento do consumo. Deve-se prestar atenção redobrada aos recheios que sejam mais perecíveis e evitar também o recongelamento de alimentos em qualquer situação.
Quer saber como estocar e armazenar de forma correta os salgados na sua lanchonete? Então continue a leitura e acompanhe algumas dicas que separamos para você!
Salgados fritos e assados
Os salgados assados podem ser preferencialmente congelados depois de terem sido pré-assados. Para a hora de consumir, o melhor é retirá-los do congelador com algumas horas de antecedência e levá-los ao forno para finalizar e dourar.
Já os salgados fritos devem ser devidamente empanados em farinha de rosca e congelados em seguida. Apenas quando estiver perto da hora de servi-los é que esses salgados serão retirados do congelador e levados direto ao óleo, sem descongelar, com fogo médio para que não fiquem fritos na superfície e ainda congelados no recheio.
Dicas de congelamento e descongelamento
Para os salgados que serão descongelados antes de serem finalizados, recomenda-se um descongelamento natural, já que o uso de micro-ondas nesses casos pode retirar sabor e alterar a consistência do produto por acelerar artificialmente o degelo do alimento.
As embalagens para armazenar salgados devem ser bem vedadas, com pouco ar, e no máximo duas camadas de empilhamento para o congelamento não ser mais difícil. Na hora de descongelar esses alimentos, só se deve abrir as embalagens na hora exata de ir ao forno ou óleo.
Datas de validade dos salgados
É importante que as embalagens congeladas contenham as datas de início do congelamento, quantidade de salgados e o tipo de alimento que está sendo armazenado, além de outras informações que o cozinheiro considerar importantes. Esses dados serão preciosos na hora de saber do que se tratam os produtos e se eles ainda estão bons para consumo.
A validade padrão para o congelamento de salgados é de três meses. Em casos de componentes pouco perecíveis, esse prazo pode se estender, mas deve-se ficar atento para que a data-limite de seis meses não seja ultrapassada.
Conservação adequada
Quanto menos tempo os salgados ficarem congelados, mais conservados ficarão em sabor e aparência, por isso, não se deve acumular esses alimentos em congeladores sem o controle de tempo adequado. Nesse momento, é importante, portanto, ter um bom controle do estoque da lanchonete.
Por fim, é preciso reforçar que armazenar salgados para recongelamento não é recomendável, sendo também relevante que o congelamento seja feito imediatamente após os salgados ficarem prontos, não deixando que fiquem expostos à temperatura ambiente.
Gostou das nossas dicas para armazenar e congelar melhor seus salgados? Então não deixe de nos acompanhar no Facebook, Twitter e YouTube e receber em primeira mão mais informações como essas!