Uma das principais dúvidas que qualquer microempreendedor tem, quando começa seu negócio, é como colocar preço corretamente nos seus produtos, principalmente quando se trata de alimentos.
Muita gente começa a vender salgados ou outras comidas prontas por ter uma grande facilidade para cozinhar e ter prazer na atividade. E, como preparar alimentos é uma prática diária que normalmente fazemos de graça, nem sempre é fácil perceber o grande valor que essa atividade tem.
No entanto, definir preços adequados é uma das partes mais importantes para o sucesso de um negócio. Se os produtos forem precificados de modo errado, podem gerar prejuízos e atrapalhar todo o andamento do empreendimento.
Para ajudá-lo na tarefa de definir o preço dos salgados para começar seu negócio com o pé direito, reunimos algumas dicas neste post. Confira!
Como calcular o preço dos salgados
Ao definir o preço dos seus produtos, é importante fazer uma pesquisa de mercado e descobrir quais são os valores cobrados por outros negócios na região.
Isso é importante para evitar definir um preço muito caro, que vai afastar clientes, ou muito barato, que pode causar desconfiança ou diminuir a margem de lucro. Para definir o preço adequado, siga estes passos:
1. Calcule os custos
Saber o quanto se gasta para fazer o produto vendido é uma parte importante da contabilidade de qualquer negócio. Mesmo que o cálculo de preço não seja baseado apenas nos custos, é importante manter bem esquematizadas todas as entradas e saídas de dinheiro.
Se você já mantém uma planilha de custos e lucros, fica bem mais fácil saber quanto se gasta em cada receita. Se não, comece já a fazer esses cálculos! Baseie-se na média de preço dos produtos comprados, como farinha, ovos, vegetais etc. e calcule quanto custa cada fração utilizada em uma receita padrão.
Por exemplo, se você paga R$ 2,00 no quilo da farinha de trigo e essa quantidade rende 100 unidades de salgado, o valor contabilizado do uso desse ingrediente será de R$ 0,20. O mesmo cálculo pode ser aplicado a outros produtos.
Também é importante contabilizar as embalagens e o uso de energia elétrica, água e gás usados durante a produção dos salgados.
2. Saiba o valor unitário
Ao fim do passo anterior, se obtém a soma relativa do valor de uma receita. Se ela render, por exemplo, 100 salgados, então você divide tudo por 100 e chega ao valor unitário do seu produto. Com esse valor, você vai poder calcular o preço de diversas quantidades sem dificuldade.
3. Defina o preço de venda
O preço de venda não é simplesmente a cobertura dos custos e uma margem de lucro. Ao definir o preço de venda, é importante considerar que você vai precisar comprar mais material para fazer outros salgados, pagar despesas como impostos e compra de utensílios e, por fim, o lucro pretendido. O cálculo pode ser feito dessa forma:
(2 x Custos) + Despesas + Lucro = Preço de venda.
Esse modelo pode, ainda, levar em conta outros fatores, como gastos com capacitação, grau de dificuldade, o número e a qualidade dos concorrentes e a demanda pelo produto.
Não importa o método escolhido: praticar preços adequados é importante para evitar prejuízos e a desvalorização do trabalho.
Oferecer valores acessíveis para os clientes é importante, desde que não prejudique quem produz. Afinal, há tempo, dinheiro e esforço investidos na produção. No mínimo, deve haver um retorno por isso.
Aprendeu a definir o preço dos salgados que você produz? Para não perder mais nenhum dos nossos posts, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube.