Tendência em estratégia de vendas: customização de alimentos

Tendência em estratégia de vendas: customização de alimentos

Qualquer empreendimento deve estar por dentro das tendências e hábitos de consumo para manter-se sólido no mercado, já que os consumidores vivem em constantes transformações sociais, culturais e comportamentais.

No ramo alimentício, a customização de alimentos é uma dessas tendências, que vem em sintonia com a popularização da cozinha gourmet, buscando produtos originais e personalizados de acordo com as necessidades e preferências de cada consumidor.

Confira, neste post, o que é essa tendência, porque ela está em voga e como adaptá-la de forma estratégica ao seu negócio.

O que é customização de alimentos?

A customização de alimentos consiste em produzir uma gama de alimentos que podem ser personalizados de acordo com os gostos e necessidades do consumidor.

Um exemplo dessa customização é a rede de fast-food Subway, que além de adotar uma linha de alimentação saudável, permite que o consumidor monte seu lanche escolhendo os ingredientes da sua preferência, fazendo com que cada sanduíche seja personalizado.

Outro exemplo famoso é o confeiteiro Buddy Valastro, apresentador do conhecido programa Cake Boss, em que ele e sua equipe personalizam bolos de acordo com os desejos dos seus clientes.

Os alimentos podem ser customizados de diversas formas: no seu formato, nos recheios, nas embalagens, entre outros. O importante é inovar e oferecer ao cliente algo único e personalizado.

Por que essa tendência está em alta?

A nova geração tem mostrado interesses e comportamentos que vão contra a massificação e o consumo desenfreado e irresponsável.

Isso se reflete também no setor alimentício, com o surgimento de consumidores que buscam uma alimentação mais saudável, que valorizam insumos vindos de comunidades sustentáveis e buscam originalidade na hora de se alimentar.

A popularização da cozinha gourmet também influenciou a valorização da customização de alimentos, visto que as pessoas transformaram as refeições em eventos em que se compartilham ideias e receitas personalizadas. Vivemos um momento em que o alimento que se consome reflete nossos valores e estilo de vida.

Como adaptar a customização de alimentos ao meu negócio?

A customização requer tempo e planejamento. Então, como adaptá-la ao seu negócio sem que haja perda de produtividade?

O segredo é manter uma gama de produtos pré-fabricados e que possam ser personalizados de acordo com o pedido dos consumidores. Para isso, é importante investir em formas de otimizar a fabricação dos produtos que servirão como base.

Por exemplo, em um negócio de salgados e tortas, pode-se manter uma base pronta e fornecer opções de ingredientes diferenciados, para que seus consumidores possam criar recheios personalizados.

E para garantir a produtividade no exemplo citado, é possível investir em equipamentos de food service que facilitem e automatizem o processo de produção das bases, conferindo mais agilidade e proporcionando mais tempo para se dedicar à customização.

Também é importante salientar a necessidade de um controle de estoque eficaz e atenção aos prazos de entrega, visto que existe um número maior de insumos e adaptação nos processos de produção.

A customização de alimentos deve ser promovida como uma estratégia de venda, ou seja, como um diferencial do seu negócio. É uma forma de cativar o consumidor, mostrando que sua empresa é capaz de oferecer produtos que reflitam seu estilo de vida. Essa proximidade é a melhor forma de conquistar e fidelizar o cliente.

Você se lembra de mais algum empreendimento bem-sucedido que apostou na customização de alimentos? Está pronto para aplicar essa estratégia no seu negócio? Deixe um comentário!