Como fidelizar clientes é uma questão fundamental em qualquer segmento de negócios para quem deseja se consolidar na sua área de mercado, sem perder a oportunidade de emplacar uma imagem atual e inovadora. Quando se trata do ramo de alimentação, a fidelização exige prestar atenção a algumas questões específicas de relacionamento comercial.
A gestão do relacionamento com a clientela precisa ter como base a necessidade de auxiliar o cliente do início ao fim do processo de venda, não interrompendo esse cuidado depois que a venda se efetua. Afinal, construir essa relação envolve fornecer os sinais corretos de que aquele consumidor é importante para o seu negócio.
Neste post, selecionamos algumas dicas sobre como fidelizar clientes no ramo de alimentação. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Inovação na comunicação
Antes de conhecer seu produto ou serviço, o cliente precisa ser chamado para o conhecimento sobre essa nova oportunidade. Fazer com que esse primeiro contato aconteça exige seduzi-lo e sempre promover expectativas positivas. Para tanto, é essencial investir em uma comunicação direta e eficaz.
Dependendo do porte do negócio, essa comunicação se efetua como um boca a boca realizado por clientes antigos, que recomendam o produto ou o serviço em função da qualidade. Um quitute pode conquistar pelo paladar e fazer a notícia circular adiante.
Mas se for possível uma sofisticação das estratégias comunicacionais, vale investir em informativos on-line, e-mails promocionais ou mesmo folders comuns que tratem do diferencial daquele alimento.
Presença nas redes sociais
Em uma sociedade inserida no universo digital de forma tão ampla, não é possível deixar a alimentação fora desse campo. Fazer com que sua marca esteja presente em pelo menos duas redes sociais de destaque pode significar o contato com públicos variados e a possibilidade de mostrar a eles as vantagens do que você tem a oferecer.
O meio digital, com suas possibilidades de encantamento por meio de recursos tecnológicos variados, pode despertar o interesse de novos consumidores que ainda não encontraram uma refeição bem feita, confiável e de preço acessível.
Promoções e incentivos financeiros
Para alavancar as vendas e se destacar da concorrência, o empreendedor precisa estar atento à melhor hora de oferecer um incentivo extra. Promoções em datas especiais ou mesmo um programa de descontos para clientes fiéis podem ser úteis para manter a marca consolidada no mercado.
Mais do que conquistar novos adeptos, é preciso conhecer as necessidades dos atuais, colocando-se no lugar deles para captar suas preferências e oferecer conforto e comodidade no acesso a um produto ou serviço. Estar presente na vida do cliente significa oferecer aquilo que, por vezes, o mercado alimentício ainda não se deu conta de que se trata de uma demanda crescente a ser atendida.
Monitoramento
Ter um banco de dados para gerenciar o relacionamento com os clientes é um passo fundamental para tornar esse processo mais profissionalizado. Muitos consumidores sentem-se contentes em serem informados sobre uma promoção que possibilite uma nova experiência alimentar vinda de um lugar já conhecido.
Oferecer a chance de um novo contato com esse consumidor exige planejamento e organização. Cada investida sobre seu público-alvo ajudará a somar novas características ao seu banco de dados, o que contribuirá decisivamente para as estratégias definidoras no processo de como fidelizar clientes no ramo de alimentação.
Gostou das dicas apresentadas neste post? Então deixe um comentário contando a sua experiência no ramo na hora de fidelizar clientes!