7 dicas de gestão para administrar melhor sua lanchonete

7 dicas de gestão para administrar melhor sua lanchonete

Um levantamento feito pelo Sebrae indicou que 27% das empresas fecham antes de completar dois anos de vida. Isso é reflexo, muitas vezes, da falta de experiência de quem administra por não se preocupar com fatores importantes. Mas qualquer negócio para dar certo, seja ele uma lanchonete ou outro tipo de empreendimento, precisa de algumas dicas de gestão.

Se o seu sonho sempre foi ter uma lanchonete, não precisa desanimar com esses números, basta saber como fazer a coisa certa para que seu negócio seja promissor, então saiba como lendo esse artigo!

Faça um planejamento

O planejamento deve ser feito antes do negócio começar a funcionar. Ele é quem irá determinar suas metas e objetivos e como eles serão alcançados. Além disso, te fará conhecer melhor o mercado, os concorrentes, seus futuros clientes e será o seu guia para a tomada de decisões.

Divulgue sua lanchonete

Se quer que os clientes cheguem até você é preciso se mostrar e investir em divulgação será fundamental nesse ponto.

Porém, não adianta apenas fazer o cliente chegar até você, é necessário ter atrativos como bom atendimento e qualidade nos produtos para que voltem.

Treine os funcionários

São os funcionários que lidarão diretamente com os clientes e precisam estar preparados para servir.

Devem não apenas entender a cultura da lanchonete e conhecer muito bem os produtos, mas estarem motivados. Dessa forma, eles trabalharão mais satisfeitos e atenderão melhor aos clientes.

Cuide do cardápio

Seu cardápio precisa ter comidas que agradem a clientela e que tenham preços justos.

Ofereça apenas aquilo que pode servir com qualidade. Vale muito mais apenas investir em opções que sejam servidas em um tempo adequado, que tenham boa qualidade e agradem ao cliente.

Pensar em opções sofisticadas e muito diferentes só deve ser feito se tiver condições de arcar com isso e se for interessante para os clientes.

Busque sempre melhorar

Montar a sua lanchonete sempre foi seu sonho, mas não deseja que ela cresça e prospere? Se sim, então sempre busque melhorias que podem ser em diversos fatores, como alguma mudança na infraestrutura, no atendimento, e até mesmo nos lanches oferecidos.

Para saber o que pode melhorar, a melhor coisa é sempre ouvir e entender o que seus clientes falam. As melhores dicas costumam vir deles!

Acompanhe os resultados

Lembra do seu planejamento? Ele te ajudará a verificar se os seus objetivos estão sendo cumpridos conforme o planejado e, caso não estejam, será preciso buscar estratégias para conseguir isso.

Além disso, fazer avaliações de satisfação com os clientes pode ser um ótimo indicador de resultados.

Cuide das finanças

Administrar uma lanchonete não é só cuidar da alimentação servida e atendimento aos clientes, envolve também dinheiro. Para saber se está tendo lucro ou prejuízo, quais os maiores gastos e como melhorar as finanças, faça o acompanhamento constante. Nesse caso, se for preciso, não hesite em ter ajuda de um profissional especializado.

Com essas dicas de gestão ficará bem mais fácil cuidar da sua lanchonete e fazer o seu negócio prosperar. Ficou ainda alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo para que possamos te ajudar!