Não é porque você é um pequeno empreendedor que não vai usar a Black Friday nas suas estratégias de venda. Muito pelo contrário, as datas comemorativas e/ou comerciais podem ajudar o pequeno e médio empresário a conquistar e fidelizar mais clientes, destacar sua marca no mercado e obter mais lucros. Mas para isso, é preciso se planejar e estar atento ao bom atendimento ao consumidor.
O pequeno empreendedor precisa se planejar
Todos os negócios independente do tamanho precisam se planejar para ações pontuais como, por exemplo, a Black Friday, mas para o pequeno empreendedor, esse planejamento precisa ser ainda mais preciso. É essencial se planejar antes, durante e após o evento. Treine sua equipe, selecione os produtos promocionais, estude a logística de envio, caso seu negócio disponibilize compra online, abasteça o estoque, planeje e estruture a divulgação da ação promocional, e esteja preparado para mais clientes, mas também para muitos “curiosos”.
Organize o estoque para a Black Friday
O estoque para a Black Friday precisa estar abastecido e organizado. Se o pequeno empreendedor quer aproveitar a oportunidade da data juntamente com outras grandes marcas, é preciso ter o suficiente para oferecer aos clientes. Primeiro de tudo, faça um levantamento do que há em estoque e liste aquilo que precisa ser vendido com a máxima urgência. Esses itens devem ser os primeiros a entrarem em promoção. Comece sempre definindo um mix de produtos para terem descontos, priorizando aqueles que têm pouco giro. Isso não significa que os produtos com alta rotatividade não possam entrar na Black, porém esses podem ter um desconto menor.
Negocie com fornecedores e tente parcerias
O pequeno empreendedor precisa ter um bom relacionamento com seus parceiros, e essa boa relação poderá te ajudar com sua estratégia para a Black Friday. Se ainda não conseguir mensurar o aumento que terá nas vendas, talvez consiga negociar itens em consignação. Outra dica é fazer uma compra maior, quando o item permitir esse estoque, e tentar negociar um desconto com o seu próprio fornecedor, caso consiga bons preços, poderá até mesmo repassar esse desconto ao cliente e dessa forma ter uma margem de lucro ainda maior.
Não se preocupe apenas com o preço
Essa é uma dica muito importante para o pequeno empreendedor. Se deseja vender mais na Black Friday e também conquistar mais clientes, além dos preços promocionais, é preciso estar atento a outras questões. Para os negócios online, verificar a questão do prazo de entrega é valor do frete, é algo que o consumidor leva muito em consideração. Ou seja, mesmo se conceder uma boa porcentagem de desconto, mas a entrega não atender as expectativas, corre o risco de perder a venda.
No caso das lojas físicas, o atendimento recebido, a forma como entrega o produto ao cliente e até mesmo a organização, limpeza e acessibilidade do espaço da loja, vão contar muito para que aquele consumidor volte ou não a fazer negócios com sua marca. Uma pesquisa revelou que no varejo físico, o atendimento é um aspecto que tem mais peso que o preço para 60% dos consumidores.
Utilize várias plataformas de divulgação
Independentemente se é um pequeno empreendedor online, offline ou ambos, é muito importante explorar plataformas diferentes de divulgação para aproveitar melhor a Black Friday. Seu ponto de venda ou seu site precisam receber um layout especial. Outra dica é usar as redes sociais, elas aumentam o alcance das ofertas e a divulgação da marca, e são uma forma mais rápida e barata de chegar a seu público.
Para aqueles que podem investir um pouco mais, os anúncios patrocinados nas redes e ou no Google são uma excelente estratégia de venda e também de captação de possíveis clientes. E muita atenção na divulgação dos preços. Descontos “maquiados” além de serem contra o código do consumidor ainda poderá prejudicar muito a relevância da sua marca.
Boa sorte e boas vendas!
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