7 coisas que você precisa saber sobre máquina de fazer salgados

7 coisas que você precisa saber sobre máquina de fazer salgados

Qualquer pessoa que tem ou quer abrir um negócio precisa pensar na praticidade e rapidez do serviço. Produzir mais e melhor é o sonho de quem vai empreender, ainda mais no ramo de alimentos, como venda de salgados. E uma das formas mais seguras e eficazes de aumentar a produção é ter equipamentos, como uma máquina de fazer salgados, por exemplo.

Os benefícios que um equipamento como esse pode trazer são muitos. Com ele, você poderá dedicar mais tempo e energia para outros aspectos do seu negócio e da sua vida. Sem uma máquina, provavelmente, serão gastos dinheiro, tempo e energia desnecessários.

Mas, antes de comprar, é preciso saber algumas coisas muito importantes. Se você quer fazer um ótimo investimento sem se arrepender e sem perder dinheiro, veja 7 coisas fundamentais que deve saber. Confira!

1. Como funciona uma máquina de fazer salgados?

Basicamente, a máquina de fazer salgados é um equipamento capaz de misturar ingredientes, como massa e recheio, nas quantidades e formatos desejados. As funcionalidades variam de acordo com cada tipo de máquina, mas é possível contar com as mais simples, que misturam massa e recheio, até as mais completas, que finalizam tudo, deixando os alimentos prontos para serem consumidos.

Toda a produção manual passa a ser executada pela máquina. Existem equipamentos que podem fabricar diferentes tipos de salgados, como coxinhas, rissoles, quibes e quiches, com variações de recheio e composição de massa. Quanto mais funcionalidades, maior a capacidade de produção e de variedade de produtos.

2. Quais são as vantagens dessa máquina?

Uma máquina de fazer salgados traz diversas vantagens que, certamente, serão benéficas ao seu negócio, como:

Rapidez

Quantos salgados uma pessoa consegue fazer por hora? Por mais habilidoso que o profissional seja, uma máquina especializada sempre terá um desempenho muito maior: alguns modelos chegam a produzir milhares de unidades nesse intervalo de tempo. Ou seja: para alcançar os resultados da produção automatizada, seriam necessários vários funcionários trabalhando sem parar.

Como as máquinas de fazer salgados são desenvolvidas justamente para essa finalidade, seus movimentos mecânicos são programados com muita precisão, o que resulta nessa velocidade de produção muito superior.

Qualidade

As máquinas alcançam uma proporção padronizada de massa, recheio e tamanho dos alimentos. Como todos são produzidos exatamente da mesma forma, com os mesmos movimentos, o resultado também é padronizado, tanto na forma e no peso quanto no sabor.

Os salgados devidamente padronizados demonstram ao cliente que sua produção é profissional e que você se preocupa em garantir que ele receba exatamente pelo que pagou, sem perdas. Esses fatores são fundamentais para aumentar a percepção de qualidade do seu negócio.

Higiene

Com a produção por meio de máquinas, o contato de pessoas com os alimentos torna-se menor. Assim, aumenta-se a higiene e, como consequência, diminui-se consideravelmente as chances de contaminação do produto.

Um dos principais fatores que levam os clientes a não voltarem a estabelecimentos do setor alimentício é justamente a possibilidade de contaminação. Quando alguém compra um alimento que faz mal, dificilmente voltará a confiar nesse estabelecimento. As máquinas de fazer salgados reduzem esse risco.

Redução de custos

A maior capacidade de produção das máquinas permite que você tenha menos funcionários para fazer o trabalho e, ao mesmo tempo, produza mais unidades por hora. Além disso, elas reduzem substancialmente o desperdício de insumos. Como todos os salgados de um determinado tipo têm formato e peso padronizados e a intervenção humana na produção é reduzida, o uso de massa e recheio tende a ser menor.

Aumento das vendas e do lucro

Com o aumento na capacidade de produção, a redução de custos e a considerável diminuição de desperdícios, seu lucro será maior. Além de produzir mais, você poderá comercializar diferentes tipos de salgados e estabelecer preços melhores, de forma a aumentar suas vendas e, portanto, seu faturamento.

3. Como escolher uma máquina?

Como existem muitas opções no mercado, é preciso ter cuidado na hora de escolher a máquina certa. Primeiro, você deve saber qual é sua demanda. Saiba quantos pedidos recebe, qual é a venda diária, se saem muitos pedidos em grande quantidade e, também, quais são os tipos de salgados mais vendidos.

Depois de levantar essas informações, é hora de escolher sua máquina. Prefira lojas conhecidas no ramo que comercializem equipamentos de qualidade. Dê preferência para aquelas que oferecem garantia, facilidades de pagamento e serviços de assistência técnica. Assim, você poderá contar com a manutenção da sua máquina diante de algum imprevisto.

Sobre o equipamento em si, escolha um que possua certificados e atenda às regras do Ministério do Trabalho, principalmente a Norma Regulamentadora-12, que define referências técnicas a fim de garantir a saúde e integridade de quem for manuseá-lo. Ela cita, por exemplo, painéis, proteção de partes rolantes ou cortantes e botões de emergência.

Os preços vão de R$ 10 mil a R$ 50 mil reais. Mais uma vez, veja qual sua real demanda e escolha uma máquina que atenda às suas necessidades e deixe espaço para crescimento. Investir um valor alto em um equipamento que não será integralmente usado é jogar dinheiro fora. Da mesma forma, comprar uma máquina que não dá conta de todo o trabalho significa perder qualidade, clientes e, portanto, dinheiro.

4. Vale a pena comprar uma máquina usada?

Ao considerar a compra de uma máquina usada, você deve ter em mente que, nesse caso, estará abrindo mão da garantia do equipamento. Além disso, é difícil saber sua procedência, mensurar sua vida útil e ter certeza de que as informações passadas pelo antigo dono são verdadeiras.

Assim, o preço menor dificilmente compensará os riscos de comprar uma máquina usada, especialmente ao considerar que ela será usada no seu negócio e que qualquer problema impactará no seu faturamento. Por isso, o ideal é investir num equipamento novo. Como dissemos, a faixa de preços é bem ampla e você poderá procurar um modelo adequado às suas necessidades e que caiba no seu bolso.

5. Quais são as possibilidades de produção?

Quem compra uma máquina de fazer salgados aumenta muito a capacidade de produzir mais e melhor, em menos tempo, com mais qualidade e variedade de produtos. Existem máquinas que podem produzir, por exemplo, 5 mil unidades por hora. Algumas fábricas maiores, com vários equipamentos, têm capacidade de produzir mais de 30 mil salgados diariamente, podendo atingir até mesmo 240 mil unidades em um mês.

Além da quantidade, as máquinas oferecem diferentes opções de tamanho para os alimentos. É possível configurar a quantidade de recheio e de massa, o tamanho e o formato, o que possibilita ter mais espaço para estabelecer preços de salgados e minissalgados, de acordo com cada pedido.

Ainda, é possível fazer os mais diferentes produtos: coxinhas, pastéis, bolinhos de queijo e de carne, rissoles, quibes e quiches, entre outros. Alguns modelos, também, podem fabricar doces, como churros, brigadeiros, beijinhos, etc. Ter essa variedade de produtos dá a chance de diversificar os clientes e obter mais rendimentos.

6. Quais são os primeiros passos após comprar a máquina?

Após analisar todos os fatores e escolher a máquina de fazer salgados ideal para seu empreendimento, há alguns passos iniciais, antes de começar a produção em escala:

Leia o manual e aprenda a utilizar a máquina

Antes de tudo, é muito importante ler o manual de instruções com atenção. Nele você encontrará não só a melhor maneira de operar o equipamento, mas também informações como capacidade produtiva, peso e consumo de energia, entre outras informações relevantes.

Teste a máquina de fazer salgados

Após ler o manual, é hora de colocar a máquina para funcionar. Assim, você fica mais familiarizado com a prática do funcionamento e garante que tudo está funcionando de forma adequada.

Treine sua equipe para o manuseio do equipamento

As pessoas envolvidas diretamente na produção devem estar familiarizadas com a máquina. Após ler o manual e testá-la, treine todos os funcionários que a utilizarão, a fim de garantir que façam o melhor uso dela.

Repense seu processo de produção

Se sua empresa sempre produziu os salgados de forma manual, será fundamental repensar seu processo de produção, que terá mudanças significativas. Avalie todas as etapas de trabalho da sua cozinha para essa nova realidade.

7. Quais são os cuidados que se deve ter com a máquina?

A máquina de fazer salgados precisa ser bem conservada para que funcione da maneira correta e dure o máximo de tempo possível. Por ser um investimento que chega à casa dos milhares de reais, é fundamental cuidar muito bem desse equipamento.

Primeiro, você deve ter um local adequado. Não deve haver infiltrações nem infestação de insetos e, também, precisa ser uma área com espaço e infraestrutura convenientes para abrigar a máquina comprada. Lembre-se que, provavelmente, será nesse local que estarão todos os utensílios para o trabalho. Então, tudo deve estar bem organizado.

Também é importante ter atenção à limpeza do equipamento. É importante limpar todas as áreas que entram em contato com os ingredientes e não deixar nenhum resíduo, para evitar contaminação. Sempre siga as instruções do manual da máquina e tire todas as suas dúvidas durante a compra, a fim de que possa deixar tudo sempre limpo e pronto para usar.

Além disso, nunca deixe de fazer a manutenção necessária para manter o equipamento em ordem. Diante de qualquer problema, acione a assistência especializada. Cuidando bem da sua máquina, ela funcionará da maneira certa por muito mais tempo e renderá bons produtos e muito dinheiro e sucesso.

Agora, que você já sabe muito sobre a máquina de fazer salgados e os benefícios que ela proporciona ao seu negócio, entre em contato com a Vimaster e conheça nossas soluções. Vai ser um prazer conversar com você!