7 passos para abrir uma fábrica de salgados

7 passos para abrir uma fábrica de salgados

Abrir uma fábrica de salgados tornou-se um empreendimento lucrativo para os dias atuais, já que cada vez mais pessoas buscam indústrias de alimentos para suas comemorações e eventos corporativos. No entanto, montar um negócio especializado na venda de salgados não é uma tarefa fácil, sendo necessário cumprir alguns requisitos importantes durante todo o processo.

O salgado é um item obrigatório em qualquer confraternização, por isso, aproveitar essa oportunidade de investimento é sempre um bom negócio. Então, antes de colocar “a mão na massa” e começar suas vendas, confira 7 passos necessários para abrir sua fábrica de salgados.
Encontre a melhor localização

Máquina de coxinha e empada: o que eu preciso saber?

Ter apenas uma cozinha não é suficiente para garantir o sucesso dos negócios. Além da cozinha, você precisará definir onde será a localização da sua fábrica de salgados. Contudo, antes de tomar essa decisão, procure estabelecimentos de fácil acesso, assim quando precisar alguma entrega não enfrentará atrasos com o trânsito, por exemplo.

Encontrou o lugar ideal? Então, verifique o tamanho do espaço disponível e se ele está conservado, assim não gastará com grandes reformas e adaptações.
Obtenha os equipamentos adequados

Fabricar salgados em casa pode ser uma tarefa fácil, mas tratando-se de uma fábrica, é necessário adquirir equipamentos fundamentais para o trabalho. Por esse motivo, você precisa providenciar equipamentos básicos, como geladeira, freezer, fogão, forno elétrico, microondas, exaustores, etc.

Além dos equipamentos para produção, será necessário obter mesas, cadeiras, balcão, caixa registradora, vitrines, etc.

Tenha um investimento inicial

Você pode ter um bom planejamento e fazer os melhores salgados do mundo, porém, se não tiver um investimento, seu sonho não poderá se realizar no momento. No minimo, você precisa ter até R$ 50.000,00 podendo variar de acordo com seu projeto. Outro fator importante a ser considerado é o valor do aluguel do estabelecimento, por isso, lembre-se de colocar todos esses pontos na ponta do lápis antes de começar a montar sua fábrica.
Escolha seu time: fornecedores e funcionários

Como você está começando um negócio, é ideal ter um time de alta performance ao seu lado. Não se esqueça que todos os funcionários precisam ser aptidão para cozinha, assim como concentração, preocupação com hábitos de higiene, cozinheiros qualificados e experientes e também um atendente responsável por anotar os pedidos e atender os clientes.

Quanto aos fornecedores, sempre peça indicações ao mercado e confirme que os produtos oferecidos sejam de qualidades e dentro das exigências sanitárias.
Faça divulgações da sua fábrica de salgado

Quem não é visto, não é lembrado! Para aumentar suas encomendas e atrair novos clientes para o seu negócio, divulgue sua fábrica em veículos de comunicação. Neste caso, a internet também poderá ser uma ótima aliada, sendo importante criar uma página em redes sociais e fazer divulgações do seu serviço.

Lembre-se também que as indicações são de extrema importância, então realize um trabalho excelente para que seus clientes possam indicar sua fábrica de salgados.
Cumpra as exigências da Vigilância Sanitária

O ramo alimentício precisa ser fiscalizado de forma rigorosa, então, para garantir que sua fábrica seja aprovada na inspeção sanitária, certifique que seus produtos sejam preparados com a máxima higiene, além de estarem dentro do prazo de validade.
Dê atenção às embalagens

As embalagens dos seus produtos são responsáveis por manter sua qualidade e credibilidade da marca. Com certeza, sua fábrica de salgados venderá congelados, sendo imprescindível trabalhar com embalagens mais resistentes e hermeticamente fechadas. Já para o transporte de salgados, indicamos o uso do isopor, por ser mais barato e de fácil manuseio.

Anotou todas as nossas dicas sobre como abrir uma fábrica de salgados? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário em nosso artigo!