Veja como montar um food truck de salgados

Veja como montar um food truck de salgados

O food truck se tornou o sucesso do momento, seja com comidas mais elaboradas, seja com os salgados e guloseimas que todos costumam apreciar. Além da maior praticidade de instalação e facilidade de movimentação do negócio, a ideia é uma grande oportunidade para conseguir ganhar dinheiro. Ainda mais se a sua aposta for o ramo de salgados, que corresponde a um nicho de grande saída e que conquista os consumidores rapidamente.

Todavia, se você pensa que montar um food truck é algo muito simples, fique sabendo que há muitos detalhes que precisam ser bem estudados e avaliados antes de levar a ideia adiante e fazer a grande inauguração do seu restaurante sobre rodas. Confira algumas dicas para montar o seu food truck de salgados!

Fique atento às normas para a atividade

Apesar de ser “comida de rua”, o food truck também apresenta normas de alta relevância a serem seguidas. E é necessário estar atento a algumas burocracias exigidas pelo Executivo da sua cidade. A adaptação do carro utilizado deverá ser adequada, bem como os equipamentos utilizados e a segurança dos utensílios.

Além disso, os alimentos precisam ser elaborados de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Todo alimento que for comercializado deve ser livre de contaminação e feito com ingredientes bons para o consumo das pessoas.

Mantenha o foco no cardápio

Um bom cardápio não precisa conter milhares de opções. Bastam apenas algumas poucas opções, mas que sejam de qualidade. Além de facilitar o preparo dos seus produtos, você também evita o desperdício de alimentos.

Para um food truck de salgados, você pode focar somente nas opções fritas, por exemplo, ou nos assados. Ou ainda se especializar em apenas um tipo de salgado, mas com várias propostas de sabores e recheios. Seria o caso, por exemplo, das empadas, uma clássica possibilidade de brincar com vários recheios. Mas você pode surpreender seus clientes com novas ideias para coxinhas ou esfihas, com sabores variados e até mesmo diferentes das lojas que atuam no ramo.

Faça um cardápio com uma variação simples, porém saborosa. Dessa forma, vai conquistar sua clientela em pouco tempo!

Faça o pré-preparo dos itens

Outra dica é manter uma cozinha auxiliar para realizar o pré-preparo dos produtos do seu food truck. No caso de salgados, nessa etapa de pré-produção é recomendado agilizar as massas e deixar alguns materiais e misturas de recheios já adiantadas.

O pré-preparado te ajuda a fazer um atendimento rápido e, consequentemente, receber mais clientes em um tempo menor. Mas é preciso tomar alguns cuidados como o armazenamento dos alimentos pré-preparados e também a quantidade a ser produzida.

Leve em consideração o volume de vendas que você possui nos meses recentes, bem como se há algum evento que possa atrapalhar ou aumentar suas vendas.

Conheça (bem) o seu público-alvo

Para vender salgados em um food truck é necessário conhecer muito bem quem compra com você. Fica muito mais fácil elaborar um produto específico e conseguir melhores resultados a partir das noções recolhidas acerca das preferências dos seus clientes.

Por exemplo, se o seu food truck se localiza perto de uma escola ou faculdade, o seu público-alvo possivelmente será de estudantes. Mas se o negócio fica perto de um centro de comércio, você precisará repensar os seus produtos para os perfis que passam por lá — conforme o que costumam pedir ou procurar.

Trabalhe na identificação visual

Uma boa dica é trabalhar nas formas como as pessoas veem — e distinguem — o seu negócio. Um bom nome para a marca, a confecção de logotipo e de acessórios personalizados, como mesas e cadeiras, até mesmo os guardanapos e as embalagens dos seus produtos.

Isso ajuda a criar uma assimilação entre a clientela e o que você comercializa, além de promover a fidelização das pessoas que compram com você no seu food truck.

Gostou dessas dicas de como montar um food truck de salgados? Então, que tal compartilhá-las nas redes sociais? Ajude outros empreendedores a conseguirem montar o próprio negócio!