Saiba como praticar a redução de custos no ramo de salgados!

Saiba como praticar a redução de custos no ramo de salgados!
  1. Introdução

Empreender é sempre um desafio, não é mesmo? Entrar em mercados disputados, fazer o seu serviço ser conhecido, garantir que o cliente fique sempre satisfeito com o seu produto que está à venda… Você, que já trabalha ou pretende entrar no ramo de venda de salgados tem grandes desafios pela frente! Em tempos de economia apertada e indecisões nos mercados, colocar o pé no freio e rever algumas etapas do seu processo de produção pode fazer com que o seu negócio seja muito mais saudável financeiramente e prospere com mais facilidade!

Neste e-book, você vai aprender dicas e soluções práticas para se posicionar de forma mais eficiente entre os seus concorrentes, garantir que os seus investimentos não sejam feitos de forma errada e, claro, vai entender como é possível economizar no seu processo produtivo sem prejudicar a qualidade dos seus salgados — o que nós sabemos que é muito importante para fidelizar o seu cliente, garantir divulgação e novos públicos.

  1. Identificar os custos

Começar a redução de custos no processo de produção de salgados exige um olhar atento do responsável pela administração do negócio. Portanto, se além de gerenciar as etapas e os trâmites burocráticos você ainda coloca a mão na massa na hora da fabricação dos alimentos, tire uma folga e analise com calma os itens que vamos te apresentar neste e-book daqui para frente.

O primeiro passo para colocar em prática a redução de custos é identificar todos os custos da sua operação, e isso inclui desde a compra de ingredientes, os serviços básicos como energia e água, o pagamento de mão de obra, aluguel, entre outros. Antes disso, porém, é importante saber que os custos que você tem no seu negócio do ramo alimentício são divididos em duas categorias — que vamos lhe apresentar a partir de agora.

Para identificar todos eles, a sugestão é que você faça uma planilha, à mão ou no computador, que facilitará a organização.

2.1. Redução de custos fixos

Você aluga um espaço para a produção dos seus salgados? Tem funcionários? Além disso, arca com as contas de luz e água, por exemplo? Apesar da denominação parecer estranha em um primeiro momento, essas contas e os gastos permanentes são os custos fixos do seu negócio. Eles são entendidos, basicamente, como as despesas que sairão do seu caixa todos os meses, independentemente do aumento ou da diminuição de vendas.

Por isso, nessa parte da sua planilha está o espaço dedicado a todos esses gastos, como conta de luz, água, telefone, internet e tv, aluguel do espaço, pagamento dos funcionários, benefícios aos seus colaboradores e outros valores que comprometam o seu orçamento mensal.

Com tudo isso listado, é mais fácil analisar o que pode ser alterado, cortado ou substituído. Caso o preço da conta de energia elétrica, por exemplo, esteja acima do que você espera, já é hora de pensar em formas de economia como troca de lâmpadas, número de equipamentos ligados e até uma campanha de conscientização da sua equipe para uso consciente.

Acredite: muitas empresas, pequenas ou grandes, vêm optando por esse caminho. Essas economias podem parecer pequenas inicialmente, mas em uma visão mais ampla, podem ser sentidas consideravelmente no caixa.

2.2. Redução de custos variáveis

Em um negócio em que o alimento é a peça-chave, ele também é o principal custo variável. A quantidade e a variedade de ingredientes que serão adquiridos para uma produção mensal, por exemplo, podem variar de acordo com a demanda que você, empreendedor, já conhece ou prevê para o período.

Com a instabilidade da inflação, pode ser arriscado comprar em pequenas quantidades alguns produtos que sofrem variações de preço com frequência em vez de aproveitar momentos em que ele cai de preço para aumentar o estoque — sem desperdício.

Para garantir um controle dos seus custos variáveis, a recomendação é que você faça um verdadeiro planejamento da sua despensa. Quando for às compras, defina exatamente o que você precisa e o que realmente vai ser utilizado durante sua produção desse período.

Uma boa dica para esses momentos em que os preços variam muito é lançar, no mercado, salgados que utilizem determinado ingrediente quando o preço de outro está mais caro. Isso pode ser facilmente visto em restaurantes que, em alguns períodos, apostam mais em pratos com algum tipo de carne — justamente quando ela está mais barata que as outras.

Assim, organize sua planilha de custos variáveis e vá às compras em locais confiáveis e que vão garantir a qualidade dos seus ingredientes.

  1. Escolha bem seus fornecedores

Na hora de ir às compras para abastecer o seu estoque, você já sabe: um bom fornecedor é fundamental. Mas engana-se quem pensa que escolher um bom abastecedor é importante apenas pela qualidade dos produtos que serão utilizados como matéria-prima dos salgados. Em tempos de instabilidade econômica, ter uma boa relação com um fornecedor de confiança pode representar uma grande aliança na hora de fechar as contas no fim do mês.

Quando você estabelece um vínculo sólido com fornecedores abertos a negociação — que também não querem perder as suas vendas —, é possível negociar prazos de pagamento, conseguir melhores preços em compras de grandes quantidades e, muitas vezes, ser alertado em casos de boas promoções ou da chegada de uma bela safra de produtos.

Essa boa relação vai permitir, inclusive, que ambas as partes façam ofertas até chegarem a um consenso na hora de comprar e vender produtos, sem que ninguém saia prejudicado.

Um bom fornecedor vai, também, garantir que você não tenha surpresas negativas na hora de fazer as suas compras. Por isso, invista em parcerias e no relacionamento. É importante sair da cozinha e criar vínculos com aqueles que também fazem parte da cadeia do seu negócio!

  1. Evite o desperdício

Um dos maiores vilões da cozinha profissional e do setor alimentício é, sem dúvidas, o desperdício. A falta de um controle de gestão de estoque e de administração do que acontece na cozinha do seu negócio são fatores que colocam em risco um dos maiores princípios do empreendedorismo moderno: a sustentabilidade. Lidar com todos os insumos que você utiliza no seu trabalho de forma sustentável passa, principalmente, pelo consumo responsável.

Além de esbarrar no conceito do que é socialmente esperado, a gestão incorreta da sua cozinha e da despensa acarretam gastos que, se colocados na ponta do lápis, podem gerar grandes cifras depois de um certo período.

A mudança de alguns hábitos e vícios de comportamento pode ser o primeiro passo para tornar a sua cozinha mais eficiente, produtiva e econômica, tanto no quesito de alimentos quanto em materiais.

4.1. Alimentos

O desperdício de alimentos pode ser uma etapa frustrante para o administrador de um negócio desse ramo. Essa má gestão da matéria-prima do trabalho representa, literalmente, dinheiro sendo jogado fora. E como estamos falando de redução de custos, é importante ficar atento a alguns processos dentro da cozinha.

Se você já sofre com as sobras de alimentos todo mês, chegou a hora de estabelecer um sistema de controle desse material. Registre, de forma organizada, tudo que está sendo jogado fora: pese tudo e, a partir daí, identifique o motivo das sobras estarem acontecendo. Dessa forma você pode rever e calcular a quantidade exata de porções que devem ser adquiridas, feitas e utilizadas, sem excessos ou desperdício.

Outra dica simples, mas eficaz, é organizar o seu estoque. Evite perder produtos devido ao prazo de validade. Para isso, deixe sempre na frente os produtos que já estão há mais tempo na sua despensa e, consequentemente, possuem o prazo de validade menor. Fique sempre de olho nos produtos com vencimento próximo e dê prioridade na sua utilização.

A próxima dica fala mais uma vez dos fornecedores: dê uma atenção especial à compra de vegetais, com destaque às hortaliças. De acordo com técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um descuido nessa etapa pode representar até 70% de desperdício!

4.2. Materiais

O controle do estoque de outros materiais que também fazem parte do seu processo de produção de salgados também deve ser feito com cautela. Fique sempre atento ao seu gasto com formas de papel, envelopes, embalagens plásticas e quaisquer outros materiais que são utilizados no dia a dia do seu trabalho.

Toda a sua equipe deve ter a consciência da importância de usar com cuidado esses materiais para evitar gastos desnecessários e que, pouco a pouco, culminam em gastos importantes.

Essas medidas devem ser levadas, também, ao setor administrativo da sua produção de salgados. Todos os produtos utilizados em escritório podem ser utilizados de forma consciente!

Nesse ponto, vale uma atenção especial, também, à manutenção dos seus equipamentos. Fornos, fogões e principalmente geladeiras e freezers devem passar por manutenções periódicas para evitar vazamentos, problemas de refrigeração ou de aquecimento — que podem gerar grandes prejuízos. A velha expressão de que prevenir é melhor que remediar também se aplica na sua cozinha!

  1. Aposte na automação

Cuidar de todos os processos para uma fabricação de salgados que gere os lucros esperados requer atenção, dedicação e cuidado com cada detalhe, como vimos nos tópicos anteriores. Muitas vezes, para alguém que trabalha sozinho ou que tem uma equipe pequena, ficar atento a cada um desses aspectos é complicado e acaba sendo impossível gerir todo o processo de produção sem deixar passar alguns pontos fundamentais, como o desperdício, por exemplo.

Por isso, uma das grandes tendências do mercado de fabricação e venda de salgados é a automação dos processos. Isso acontece com a utilização das chamadas máquinas de fazer salgado. Além de agilizarem a produção, esses equipamentos podem acabar com o temido desperdício, além de criar uma padronização do seus salgados.

Com as máquinas, é possível controlar o tamanho desejado do produto final, a quantidade de recheio e, em alguns casos, já é possível finalizar o produto ali mesmo! Ou seja, os salgados já saem do aparelho prontos para a venda e o consumo.

Além de redução de custos, aumentar a produção e evitar prejuízos, uma máquina pode ampliar o seu cardápio de salgados ofertados, já que a maioria delas possui moldagens distintas e é capaz de fazer diversos tipos de aperitivos, com diferentes recheios e tamanhos.

Antes de tomar a decisão, no entanto, é preciso analisar no mercado as máquinas disponíveis e qual se adapta mais ao tamanho e ao estilo do seu negócio. Como em todas as etapas de abertura do seu projeto, é preciso estudar e analisar o quanto da sua produção você pretende automatizar, quais tipos de salgados você vai produzir e a quantidade de produto final. No mercado você encontrará diversas opções disponíveis e, certamente, uma delas é do tamanho da sua vontade e do seu negócio.

Com a automação de todos esses processos, você e seus auxiliares podem trabalhar em novas criações de sabores, na administração do negócio, na venda direta do produto, na busca de clientes e na divulgação do seu trabalho. Tudo isso, além, é claro, de ter uma vantagem competitiva entre os seus concorrentes no mercado.

  1. Conclusão

Agora que você concluiu sua leitura, viu que é possível se adaptar às circunstâncias do mercado atual e enfrentar as dificuldades econômicas adaptando, de forma simples, a sua rotina de trabalho.

Pequenas mudanças no seu método de planejamento e na atuação da sua equipe, atenção ao ingredientes básicos da sua cozinha, cuidados com o estoque, além da aposta em máquinas que automatizam parte do processo podem garantir que você consiga iniciar a redução de custos sem que o seu produto — que é a sua marca — perca a qualidade.

Portanto, não tenha medo de se arriscar, modificar alguns processos e implementar outros. Os resultados são gradativos e serão observados após algum tempo de trabalho assim que você iniciar a redução de custos.

  1. Sobre a Vimaster

Presente no mercado brasileiro desde 2017, a Vimaster é uma empresa que produz máquinas e acessórios para a fabricação de salgados e tortas. Com sede em Belo Horizonte, esta organização atende clientes em todo o Brasil, e pela qualidade dos equipamentos produzidos, vem se firmando no mercado como a melhor em termos de custo/benefício proporcionado.

Para conhecer todos os equipamentos que são disponibilizados pela Vimaster para a produção de salgados, acesse o site e saiba mais!