Produção de salgados: aprenda a reduzir o custo com 5 dicas!

Produção de salgados: aprenda a reduzir o custo com 5 dicas!

A produção de salgados é um ramo muito forte no setor alimentício de nosso país. Porém, os custos dos insumos e da matéria-prima não param de crescer. E isso acaba inviabilizando os negócios de muitos pequenos produtores, uma vez que comprar em pouca quantidade pode sair bem mais caro.

Para contornar esse problema, um bom planejamento pode ser fundamental para aumentar a lucratividade da sua produção de salgados. Confira, a seguir, 5 dicas valiosas e veja como isso é possível!

1. Pesquise e encontre os melhores fornecedores

Se você produz salgados, a principal matéria-prima que utiliza deve ser a farinha de trigo. Esse é um exemplo de produto que apresenta uma boa vantagem de preço quando é comprado em grande quantidade por meio de um fornecedor especializado.

Como você sabe, não é viável adquirir a sua matéria-prima em supermercados comuns, a não ser quando há bons descontos nas compras de várias unidades. Portanto, pesquise sempre para encontrar fornecedores que ofereçam preços competitivos e para aproveitar oportunidades promocionais, que são, aliás, o foco da dica que vem a seguir.

2. Aprenda a aproveitar as promoções

Muitas vezes, somos enganados por promoções atraentes que nos fazem comprar produtos que estão mais caros ou, ainda, adquirir mercadorias de que não precisamos.

Ao ser atraído por uma promoção imperdível de qualquer matéria-prima importante para a sua produção de salgados, adquira apenas o item promocional. Caso contrário, você correrá o risco de sair pagando mais caro no fim da compra.

3. Minimize os custos investindo em máquinas de salgados

Se você adquirir um bom maquinário para a produção de salgados, perceberá aumento na sua produção e um aproveitamento muito maior dos insumos utilizados.

Além disso, verá que o seu tempo de produção vai otimizar muito. A dica é contar com uma empresa que, além de fornecer uma boa máquina de salgados, dê toda a assistência necessária para você fazer esse importante investimento na sua cozinha.

4. Aproveite ingredientes da época para diversificar o seu cardápio

Se o frango estiver na época de baixo preço, por exemplo, invista na produção de salgados que tenham essa carne como elemento principal, como coxinhas, empadas e barquetes.

Inclusive, sempre que aparecer uma oportunidade como essa, consulte os seus clientes: eles são um ótimo termômetro para você ter ideias de como variar sem chances de erros.

Assim, você poderá aumentar a sua lucratividade mantendo o mesmo preço final do produto e ainda conquistará a sua clientela com um cardápio bem variado e ao gosto dela.

5. Equilibre os valores da sua produção de salgados

Saiba oferecer à sua clientela produtos de alto custo junto com outros que exijam menos investimento. Com equilíbrio, você conseguirá aumentar também os seus ganhos.

Sabendo disso, tenha em mente que reduzir o custo apenas para bater a entrada de novos concorrentes pode não ser a melhor estratégia. Baixar os valores dos seus produtos pode passar ao consumidor uma imagem de qualidade inferior e, assim, produzir o efeito justamente oposto ao desejado: encolher ainda mais a receita do seu negócio.

Por isso, nunca desmereça o seu trabalho. Saiba negociar e aproveite as oportunidades que o mercado te oferece. Assim, a produção de salgados pode ser uma ótima fonte de renda, proporcionando equilíbrio à sua vida financeira.

E aí, tudo pronto para aumentar a sua produção de salgados e ainda manter os custos reduzidos? Agora, que tal já começar a investir descobrindo como escolher uma máquina de salgados para o seu negócio?