Máquina de fazer empada: descubra como funciona e se vale a pena

Máquina de fazer empada: descubra como funciona e se vale a pena

As empadas são uma paixão dos brasileiros e fazem grande sucesso em lanchonetes, restaurantes, supermercados e estabelecimentos alimentícios. Se você já atua nesse mercado ou deseja começar a produzir esse tipo de salgado, investir em uma máquina de fazer empada pode ser uma excelente estratégia.

A máquina de fazer empada é uma grande aliada na hora de produzir os salgados, oferecendo importantes vantagens competitivas para seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que investir em uma máquina de fazer empada?

A produção de empadas por meio de uma máquina de fazer empada garante diversos benefícios se comparada à produção manual. Confira os principais:

Agilidade: esses equipamentos são programados com movimentos mecânicos muito precisos e uma velocidade de produção muito superior. Para se ter uma ideia, com uma máquina de empada é possível fazer cerca de 300 unidades do salgado por hora.

Padronização: chega de perder tempo e ingredientes tentando fazer todos os salgados iguais. A máquina de empada permite padronizar toda a produção, resultando em salgados com o mesmo formato, espessura da parede da massa e quantidade de recheio.

Qualidade: não pense que a qualidade do produto preparado manualmente é superior à do produto preparado pela máquina. O equipamento não altera em nada o sabor da massa e do recheio, ou seja, não há interferência na qualidade do salgado.

Versatilidade: a máquina de fazer empada também é ideal para modelar diversos outros salgados e doces, como coxinhas, croquetes, bolinhos, churros, etc. Assim, é possível variar a produção e não se dedicar somente à produção de empada.

Custo-benefício: com uma máquina de empada, você pode ter menos funcionários, aumentar sua produção e reduzir o desperdício de insumos. Tudo isso aumenta sua margem de lucro. Portanto, a médio e longo prazo, é um investimento que apresenta um excelente custo-benefício.

Como o equipamento funciona?

O modo de funcionamento depende do modelo da máquina de fazer empada, que pode ser manual, semiautomática ou automática. Em todas elas, você pode escolher o tamanho, a espessura da parede de massa, a quantidade e o tipo de recheio.

Máquina manual

O modelo manual é mais lento e precisa de mais pessoas para produzir uma quantidade maior de empadas. O equipamento exige força braçal para abaixar a alavanca que dará o formato do corpo das empadas. 

O processo de montagem, ou seja, de colocar o recheio e a tampa, também deve ser feito manualmente. É um modelo indicado para pequenos produtores e é bastante fácil de ser manuseado, mesmo por quem não tem experiência.

Máquina semiautomática

A máquina semiautomática realiza praticamente todo o processo sozinha. No entanto, é preciso pelo menos uma pessoa para colocar as massas e o recheio e retirar o excesso na hora de tampar a empada. É um modelo indicado para produção em larga escala, podendo fazer até 200 unidades por hora.

Máquina automática

Nesse modelo, basta colocar a massa dentro da forminha e apertar um botão. Ou seja, o operador deve-se preocupar apenas em colocar a forma com massa e retirá-la após a modelagem. Geralmente, esse tipo de máquina possui carrossel giratório que favorece a otimização de produção, garantindo mais rapidez e aumento da produtividade.

 

E aí, que tal otimizar sua produção com uma máquina de fazer empada? A Vimaster conta com o modelo manual, semiautomático e automático para você escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Estamos há mais de 17 anos no mercado ajudando pequenos, médios e grandes produtores de salgados a aumentar a lucratividade com máquinas de alta qualidade, fácil manuseio e baixo custo de manutenção.

Solicite seu orçamento sem compromisso.