Após o nascimento dos filhos, muitas mães acreditam não ser viável conciliar trabalho e vida materna, mas isso é possível! Mães empreendedoras conseguem melhorar a renda da família, permanecer no mercado de trabalho e o melhor: cuidam e acompanham de perto o desenvolvimento dos filhos. Isso tudo dentro de casa!
Se você também quer fazer parte do universo das mães empreendedoras, que trabalham em casa, conheça a seguir 6 ideias de negócios que são simples e podem gerar bons rendimentos. Acompanhe!
1. Decoração de festas
Se você gosta de organizar e produzir festas, esse pode ser o seu empreendimento. Decoração de festas é um negócio em constante crescimento.
A dica é você definir um nicho mais específico, como por exemplo, trabalhar na decoração e organização de festas infantis, casamentos, debutantes ou outro segmento.
Para trabalhar nesse setor, é necessário conhecimento no ramo, ter kits e enfeites (além de bons fornecedores se a demanda for grande) e divulgar o negócio na Internet e na região.
2. Artesanato
Por ser um ramo comum, o diferencial do seu produto ou o modo de produção é que dará o necessário destaque entre os demais empreendimentos desse setor.
Dentro de casa, você pode confeccionar enfeites, lembranças, bijuterias, produtos de beleza e higiene (como sabonetes e hidratantes artesanais) e etc. O importante é você dominar o assunto e encantar seus clientes.
3. Design de joias
Se você tiver um espaço em casa para montar uma pequena oficina, trabalhar como designer de joias pode ser uma ótima opção de negócio.
Como em todo mercado, você precisa desenvolver o seu diferencial. Defina, ainda, quais tipos de peças serão desenvolvidos — anéis, pulseiras, pingentes, etc. — e para quais clientes serão vendidos (consumidor final, lojas ou a combinação dos dois).
4. Venda de salgados
O ramo de alimentos é um dos que permanecem firmes mesmo em tempos de crise econômica. E é também um ótimo negócio para mães empreendedoras, pois pode ser facilmente construído em casa, ou melhor, na cozinha!
E como os salgados são alimentos práticos e servidos em praticamente todas as festas e outros tipos de confraternizações e reuniões, o empreendimento pode ser muito lucrativo.
Você pode comercializar seus salgados para bufês, lanchonetes e até para clientes avulsos. E conforme a demanda for aumentando, você pode otimizar seu tempo na produção utilizando equipamentos para modernizar e facilitar o trabalho — tornando o seu negócio mais profissional aos olhos do cliente.
5. Consultoria para mães
Como mãe empreendedora, você pode oferecer serviços de consultoria para mães de primeira viagem, que muitas vezes não podem contar com o apoio de familiares para esclarecer algumas dúvidas práticas sobre maternidade.
Aproveite a Internet para oferecer cursos on-line para mulheres que precisam aprender a cuidar dos bebês. Crie um site com aconselhamentos e dicas, venda e-books e também faça cursos presenciais conforme a demanda.
6. Brechó on-line
Vender produtos usados, em boas condições e com preços acessíveis pode ser uma grande fonte de lucro. Você pode comercializar roupas, acessórios, objetos de decoração e até móveis.
Para facilitar ainda mais, o brechó pode ser on-line para atrair ainda mais pessoas interessadas. Só tenha cuidado em adquirir peças boas para a revenda e também se organize para uma entrega eficiente.
Viu como mães podem ser empreendedoras sem saírem de casa? Lembre-se que a base de todo negócio é solucionar os problemas de um grupo de pessoas. E, claro, gostar do que se faz!
Gostou das nossas dicas sobre mães empreendedoras? Então siga-nos no Facebook, no Twitter e no YouTube e fique por dentro de outros conteúdos como este!