Como obter mais lucro no ramo de salgados?

Como obter mais lucro no ramo de salgados?

Abrir uma fábrica de salgados tornou-se um empreendimento realmente  lucrativo atualmente. Afinal, cada vez mais pessoas buscam indústrias de alimentos para suas comemorações e eventos corporativos. De fato, se trata de um item obrigatório em qualquer confraternização, por isso, aproveitar essa oportunidade de investimento é sempre um bom negócio. No entanto, montar um negócio especializado na venda de salgados não é uma tarefa fácil.

É necessário cumprir alguns requisitos importantes durante todo o processo, para, somente assim, obter lucro no ramo de salgados. Então, antes de colocar “a mão na massa” e começar suas vendas, confira estes 10 passos necessários para abrir sua fábrica de salgados!

Saiba como inovar em sua gestão de lanchonete
Máquina de empada – O que eu preciso saber?
5 cuidados para a preservação de equipamentos hospitalares
5 aplicativos de gastronomia que você precisa conhecer
Conheça 7 receitas incríveis de empada
Máquina de fazer salgados – por que automatizar minha produção?
7 passos para abrir uma fábrica de salgados

1. Encontre a melhor localização

Ter apenas uma cozinha não é suficiente para garantir o sucesso dos negócios. Além dela, você precisará definir onde será a localização da sua fábrica de salgados. Mas, antes de tomar essa decisão, procure estabelecimentos de fácil acesso. Assim, quando precisar alguma entrega, não enfrentará atrasos com o trânsito, por exemplo. Então, encontrou o lugar ideal? Agora, verifique o tamanho do espaço disponível, e se ele está conservado, para não gastar com grandes reformas e adaptações. Tudo isso deve ser muito bem pensado antes de começar o seu negócio de fato.

2. Obtenha os equipamentos adequados

Fabricar salgados em casa pode ser uma tarefa fácil, mas, tratando-se de uma fábrica, é necessário adquirir equipamentos fundamentais para o trabalho. Você precisará providenciar equipamentos básicos, como geladeira, freezer, fogão, forno elétrico, micro-ondas, exaustores etc. E, além desses equipamentos para produção, será ainda necessário obter mesas, cadeiras, balcão, caixa registradora, vitrines etc. Tais objetos servirão como base, para que não faltem ferramentas para o sucesso do seu negócio.

3. Tenha um investimento inicial

Você pode ter um bom planejamento e fazer os melhores salgados do mundo, porém, se não tiver um investimento, seu sonho não se realizará no momento. Em média, você poderá precisar de até R$ 50 mil, variando de acordo com seu projeto. Além disso, outro fator importante a ser considerado é o valor do aluguel do estabelecimento. Então, antes de começar a montar sua fábrica, lembre-se de colocar todos esses pontos na ponta do lápis. Agora, se você não possuir o montante para a criação da empresa, uma boa ideia é procurar por um investidor, ou, então, fazer um empréstimo bancário. Mas vale buscar a ajuda de um especialista, caso você não tenha intimidade com finanças.

4. Escolha seu time: fornecedores e funcionários

Como você está começando o seu negócio, é ideal ter um time de alta performance ao seu lado. E não se esqueça de que todos os funcionários precisam ter aptidão para cozinha, assim como concentração, preocupação com hábitos de higiene. Será necessário contar com cozinheiros qualificados e experientes, e também alguém responsável por anotar os pedidos e atender os clientes. Quanto aos fornecedores, sempre peça indicações ao mercado, e confirme se os produtos oferecidos são de qualidade e estão dentro das exigências sanitárias.

5. Faça divulgações da sua fábrica de salgado

Sabemos que “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, para aumentar o lucro no ramo de salgados e atrair novos clientes, divulgue sua fábrica em veículos de comunicação. Nesse caso, inclusive, a internet também poderá ser uma ótima aliada. Crie uma página para o seu negócio em mídias sociais e faça por lá, também, a
divulgação do seu serviço. Vale ressaltar, contudo, que de nada adianta criar uma página no Facebook, por exemplo, e não alimentá-la com conteúdo de qualidade. Suas publicações devem ser feitas sempre com planejamento e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional especializado em marketing digital.
6. Crie programas de fidelidade Lembre-se ainda que as indicações são de extrema importância no mercado, então, realize um trabalho excelente para que seus clientes possam indicar sua fábrica de salgados. Além disso, você pode criar programas de fidelidade, de modo que um cliente que comprar da sua empresa um determinado número de vezes ganhará um brinde ou um produto grátis, por exemplo.

7. Cumpra as exigências da Vigilância Sanitária

O ramo alimentício precisa ser fiscalizado de forma rigorosa para garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Por isso, para garantir que a sua fábrica seja  provada na inspeção sanitária, certifique-se de que os seus sejam preparados com a máxima higiene, além de estarem sempre dentro do prazo de validade. E, após ter obtido a licença ou certificado da vigilância sanitária do seu município, convém deixar o documento exposto em um local bastante visível no seu estabelecimento. Isso fará com que as pessoas saibam que a sua empresa é séria, e se preocupa com a saúde e bem-estar dos clientes.

8. Tenha uma identidade visual

Além de produzir salgados de qualidade, você também precisa investir na identidade visual da sua marca e ter um logotipo desenvolvido especialmente para os seus produtos. Nesse caso, você pode contratar um designer que, além do logotipo, poderá desenvolver um manual de identidade visual. Assim, sempre haverá um padrão de grafismos e cores para qualquer matéria que envolva a sua marca, como embalagens, uniformes, cartões de visita, fachadas etc.

9. Dê atenção às embalagens

As embalagens dos seus produtos são essenciais, pois são responsáveis por manter a qualidade e a credibilidade da sua marca. Com certeza, sua fábrica de salgados venderá congelados, sendo imprescindível trabalhar com embalagens mais resistentes e hermeticamente fechadas. Já para o transporte de salgados, indicamos o uso do isopor, por ser mais barato e de fácil manuseio. É claro que, com o tempo, você vai adquirir mais experiência na área e, ouvindo o feedback de clientes, poderá conseguir ter ideias de embalagens que cumpram melhor o objetivo que você busca.

10. Tenha um planejamento logístico

Por fim, ao trabalhar com congelados, é necessário que você tenha noções básicas de logística, como o armazenamento e controle de estoque, por exemplo. Grosso modo, será necessário que os produtos que foram fabricados antes tenham prioridade ao serem entregues e vendidos. Caso contrário, poderão perder a validade, gerando prejuízos para a sua empresa. Além disso, outra questão importante envolvendo a logística é a entrega, que precisa ser feita sempre com qualidade e sem que o transporte cause danos aos salgados, como esmagamentos ou vazamentos.

Extra:

Tente encontrar móveis e eletrodomésticos usados em Topa Tudo, geralmente encontra-se bons produtos em excelente estado de conservação.

Enfim, anotou todas as nossas dicas para obter lucro no ramo de salgados? Gostou do post? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas!