A venda de salgados pode ser uma excelente opção de renda para pequenos empreendedores e microempresários que desejam ingressar no ramo de alimentação. Esse ramo do mercado alimentício vem crescendo gradativamente e, para se destacar, é preciso entender muito bem sobre como fazer salgados para vender.
Segundo dados do Consumer Insights 2022, da Kantar, a preferência dos brasileiros por salgados passou de 11% em 2019 para 15% em 2022. Por outro lado, as refeições completas caíram de 7% para 4%, respectivamente. Além disso, houve um crescimento de 89% no consumo de salgados durante esse período.
Esses dados comprovam que o mercado de salgados não está saturado e pode ser uma ótima opção de investimento. Para te ajudar a dar os primeiros passos, vamos ensinar as principais dicas de como fazer salgados para vender. Acompanhe!
Por que vender salgados é um bom negócio?
Além dos dados acima, que comprovam o crescimento do mercado de salgados, investir na produção e comercialização desse tipo de alimento ainda oferece outras vantagens significativas. Dentre as principais, podemos destacar:
Grande demanda: Os salgados são populares em todo o mundo e há uma grande demanda por eles. Eles são frequentemente consumidos como lanches rápidos ou refeições leves e podem ser vendidos em uma variedade de locais, incluindo padarias, bares, restaurantes, mercados e eventos.
Baixo custo de produção: A produção de salgados geralmente envolve ingredientes simples e baratos, o que significa que você pode produzir uma grande quantidade de salgados com um investimento relativamente baixo.
Alta margem de lucro: devido ao baixo custo de produção, os salgados têm uma alta margem de lucro. Isso significa que você pode ganhar mais dinheiro vendendo salgados em comparação com outros tipos de produtos.
Flexibilidade: a venda de salgados pode ser uma atividade flexível que você pode fazer em seu tempo livre ou como um negócio em tempo integral. Você pode trabalhar em casa ou em um espaço alugado, e pode ajustar a quantidade de salgados produzidos de acordo com a demanda do mercado.
Como fazer salgados para vender: 7 passos para iniciantes
Fazer salgados para vender pode ser uma ótima ideia de negócio, mas é importante planejar cuidadosamente para garantir que seus produtos sejam de alta qualidade e que você tenha sucesso em seu empreendimento. Confira os principais passos:
Faça uma pesquisa de mercado
Antes de começar, é importante saber quais tipos de salgados são populares em sua região e qual é o público-alvo que você deseja atingir. Defina seu tipo de cliente e quais tipos de salgados serão mais atrativos para eles. Você pode optar por vender salgados tradicionais ou criar opções mais saudáveis ou exóticas, por exemplo.
Crie um plano de negócios
Com base na pesquisa de mercado, crie um plano de negócios que inclua a definição do nicho de mercado, o investimento inicial necessário, as metas de vendas e os custos operacionais. O plano de negócios ajudará você a ter uma visão clara do seu negócio e das metas que deseja alcançar. Nunca negligencie essa etapa, pois ela é fundamental para o sucesso do negócio.
Defina o cardápio
Ainda com base na sua pesquisa de mercado, selecione os tipos de salgados que você deseja oferecer e crie um cardápio. Considere a variedade, o preço e a qualidade dos ingredientes. É importante que você tenha domínio – ou funcionários experientes – para realizar o preparo dos salgados, além de conhecer a receita ideal de cada um.
Defina o local e os equipamentos necessários
Você precisará de equipamentos de cozinha, como fornos, assadeiras, panelas, etc. Veja quais são os utensílios essenciais e que não podem faltar na sua rotina. Isso irá ajudar a evitar que você interrompa a produção devido à falta de um equipamento útil, por exemplo. Além disso, defina o local que você irá produzir os salgados e siga todas as orientações e normas de segurança e higiene.
Estipule um preço competitivo
O preço dos seus salgados deve ser determinado com base no custo dos ingredientes, na mão de obra e no lucro que você deseja obter. Aqui, vale a pena verificar os preços de seus concorrentes para garantir que seus preços sejam competitivos.
Comece a vender
Você pode vender seus salgados em mercados, feiras, padarias ou até mesmo pela internet. Divulgue seus produtos nas redes sociais e invista em ações de marketing para atrair clientes. Também vale a pena fazer promoções e participar de eventos para divulgar seus salgados e atrair novos clientes.
Invista em uma máquina de fazer salgados
Por mais que você seja iniciante em como fazer salgados para vender, profissionalizar seu negócio logo no início pode ser uma ótima escolha. Por isso, considere investir em uma máquina de fazer salgados. Esses equipamentos são facilmente manuseáveis – até mesmo por quem não têm experiência – e oferece uma série de vantagens, como:
- padronização da produção;
- aumento de produtividade;
- possibilidade de fazer vários tipos de salgados;
- redução de custos operacionais;
- sabor preservado e inalterado;
- evita desperdício de ingredientes;
- melhora a higiene.
Gostou de conhecer os principais passos sobre como fazer salgados para vender? Em nosso Facebook e Instagram, você pode conferir mais dicas e conteúdos sobre esse mercado.