Aprenda como organizar uma cozinha sem estresse

Aprenda como organizar uma cozinha sem estresse

Talheres jogados para um lado da gaveta, copos fora do lugar, vasilhames ocupando muito espaço no armário. Essas são situações típicas de uma cozinha fora de ordem —e o local, por sua vez, vira um péssimo ambiente para preparar os alimentos. Então, como fugir disso? Como organizar uma cozinha?

► Saiba como inovar em sua gestão de lanchonete
► Máquina de empada – O que eu preciso saber?
5 cuidados para a preservação de equipamentos hospitalares
5 aplicativos de gastronomia que você precisa conhecer
► Conheça 7 receitas incríveis de empada
► Máquina de fazer salgados – por que automatizar minha produção?
► 7 passos para abrir uma fábrica de salgados

 

Existem muitas maneiras, e algumas delas são bem práticas e ágeis. Não é preciso comprar novos móveis para manter a cozinha arrumada e nem retirar aquilo que você já possui. Quer saber o que fazer? Confira neste post quatro maneiras de organizar a cozinha da sua casa.

1. Utilize etiquetas

Separar os produtos em vidros é uma ótima opção, mas sabe aquele pote com um alimento em pó, que é branco e fino? Será açúcar de confeiteiro, sal ou leite em pó? Algo deve ser feito para sanar esta dúvida!

Neste sentido, utilize etiquetas para distinguir alimentos parecidos. Além do nome do produto, adicione também a data de validade. Desse jeito, a cozinha fica organizada e nem um pouco confusa.

2. Organize suas louças em vasilhames transparentes

Quando você abre a gaveta, os diversos talheres estão misturados entre si? As louças ficam amontoadas, com a possibilidade de quebrar e ocupam muito espaço? Então, chegou a hora de reverter esse quadro.

Faça uso de caixas organizadoras, cestos e bandejas para deixar tudo em seu devido lugar. Considere o critério de tamanho, tipo e cor da louça ou talher para fazer a organização.

Um detalhe essencial: as caixas e os demais vasilhames devem ser de material transparente. Afinal, é preciso conseguir visualizar bem o que está em cada recipiente.

3. Mantenha somente o necessário

Já pensou em quanto tempo você perde diariamente procurando um item na despensa? Ou então se aborrecendo por pegar o produto errado ao confundi-lo com outro de embalagem semelhante? Facilite a sua vida e lembre-se: na cozinha, menos é mais.

Para evitar a desorganização, repare no que você mais usa e tem utilidade para você. Uma dica para isso é descartar embalagens originais e use potes de vidro. Se possível, distribua-os na bancada ou mesmo dentro da despensa. Dessa forma, você conseguirá encontrar o que precisa de modo mais rápido e evita futuras confusões.

4. Use ganchos para dependurar utensílios

As suas xícaras costumam ficar largadas no fundo do armário? E, quando chega aquela visita e você quer separar as melhores xícaras, gasta horas procurando-as? Chega disso!

Organize suas xícaras em ganchos. Procure um lugar em armários ou na própria parede para prendê-los. Dependure as xícaras, separando as suas prediletas daquelas de que gosta menos ou não utiliza muito.

Fazendo assim, você vai reparar como tudo fica mais organizado na sua cozinha. E ainda vai perceber como a decoração fica bem mais divertida!

Essas foram algumas dicas fundamentais para você saber como organizar uma cozinha. Além delas, é interessante conhecer algumas sugestões de decoração para o local. Por exemplo, assistindo a filmes sobre gastronomia, você pode pegar algumas dicas de como organizar o espaço da cozinha, além de se inspirar nas histórias.

Agora que você já sabe como organizar uma cozinha, que tal aproveitar o ambiente bem arrumado para empreender?