Uma das preocupações mais comuns quando se produz salgados para grandes encomendas é a maneira de conservá-los, afinal, sabe-se que a validade deles não é muito longa.
É por essa razão que congelar salgados é tão importante. O processo garante a qualidade dos petiscos, mantendo o seu sabor e a validade dentro de um período de tempo adequado.
Mas não basta apenas embalar e colocar toda a sua produção no freezer da geladeira — você precisa de equipamentos próprios para manter os salgadinhos em temperaturas mais frias.
Para te ajudar nessa tarefa essencial, separamos 6 dicas incríveis. Confira!
-
Resfrie os salgados em recipientes de alumínio
O alumínio é um dos melhores metais para resfriar e conservar os seus salgados. Como absorvem temperatura com facilidade, os recipientes feitos com esse material agilizam o processo de resfriamento.
Depois de congelar os salgados, você poderá separá-los em sacos plásticos para manter uma melhor organização dos pedidos dentro do freezer.
-
Considere sempre o tempo de conservação dos salgados
Cada salgado possui uma validade específica, graças aos seus ingredientes e modo de preparo. Sempre leve isso em conta na hora de congelar os produtos, discriminando cada tipo em sacos plásticos etiquetados com as datas de produção e de validade.
De uma forma geral, considere 2 meses de validade para massas cruas recheadas e massas de pão de queijo e pão caseiro. Preparos já assados, como esfihas, coxinhas, massas folhadas e minipizzas, duram cerca de 3 meses.
-
Prefira farinha de trigo para as tortas salgadas
Tem quem use o amido de milho para engrossar a massa de tortas. Porém, após descongelado, esse produto deixa os salgados como uma textura esquisita. E como a aparência do salgado conta muito, isso pode ser um problema.
Portanto, use sempre a farinha de trigo. A textura dos seus salgados descongelados ficará bem mais bonita e vai lhe trazer muitos elogios.
-
Nunca tente congelar salgados recheados com batatas ou ovos
Não é que os ovos e a batata estraguem quando congelados. Acontece que, depois de descongelados, os salgados com esses recheios ficam com um sabor desagradável, ainda mais se misturados a temperos marcantes.
A razão para tanto é simples. Enquanto as gemas dos ovos duram no máximo uma semana até perderem suas propriedades, bem como seu sabor, as batatas perdem o amido mais rapidamente na geladeira ou no freezer, transformando-o em açúcar.
Portanto, cuidado na hora de fazer a escolhas do cardápio! Ovos e batatas só devem ser usados quando você preparar salgados para entrega imediata!
-
Saiba as diferentes formas de congelar salgados
Existem métodos específicos para você conservar cada tipo de salgado a fim de garantir a qualidade dos produtos.
Para os salgados assados, a dica é assá-los antes de congelar. Assim, na época da entrega, basta descongelá-los e levá-los ao forno novamente até que fiquem dourados.
Já os fritos devem passar por um processo diferente: eles precisam ser congelados crus. E na hora do preparo, podem ser levados diretamente para frigideira, sem a necessidade de descongelar. Conservando dessa forma, o salgado fica mais crocante e consistente, o que não aconteceria se ele estivesse em temperatura ambiente.
Gostou das dicas? Assim fica bem mais fácil de congelar salgados, não é verdade?
Agora, compartilhe este post com os seus amigos e amigas cozinheiros nas redes sociais — além de ajudar os preparos deles, você ganha ainda mais confiança nas suas próprias confecções divulgando e aprendendo mais com um bom conteúdo!