Cozinha industrial pequena: como montar a sua para vender salgados

Cozinha industrial pequena: como montar a sua para vender salgados

Seja para evitar aluguéis muito caros, para profissionalizar a produção ou para atender melhor às necessidades do seu negócio, montar uma cozinha industrial pequena é uma escolha que oferece um excelente custo-benefício.

Engana-se quem acredita que a cozinha industrial é ideal apenas para restaurantes, quem produz e comercializa salgados também pode se beneficiar com ela. Mas, antes de montar a sua, é preciso conhecer os principais passos de montagem para evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira!

Por que montar uma cozinha industrial pequena?

A cozinha industrial é um espaço destinado para o preparo de alimentos de maneira profissional. Uma das grandes diferenças de uma cozinha estilo industrial para uma cozinha comum é a produção e comercialização em grande escala, do estilo fábrica.

Ou seja, com uma cozinha industrial é possível profissionalizar a produção e garantir a fabricação de salgados e outros alimentos em grande quantidade. Esse ambiente ajuda a garantir mais agilidade, eficiência e higiene, além de oferecer um serviço de maior qualidade aos clientes.

Portanto, para empreendedores que desejam ampliar a produção de salgados, a cozinha industrial pequena oferece a estrutura que você precisa na medida certa – sem a necessidade de espaços muito grandes e com a estrutura ideal para profissionalizar a produção.

5 passos para montar uma cozinha industrial pequena

1. Reúna a documentação necessária

O primeiro passo para abrir uma cozinha industrial pequena é obter autorização junto a todos os órgãos responsáveis pela fiscalização desse tipo de estabelecimento. No ramo alimentício, existe uma série de exigências – que você já deve conhecer – necessárias para o funcionamento de qualquer negócio.

Os principais documentos que você precisa obter são:

  • Alvará de funcionamento;
  • Alvará de vigilância sanitária;
  • Autorização da ANVISA;  
  • Autorização do corpo de bombeiros.

A ANVISA estabelece rigorosos critérios para o funcionamento de estabelecimentos alimentícios. Portanto, fique atento e cumpra todas as exigências necessárias. Além disso, vá à prefeitura da sua cidade para verificar todos os documentos exigidos para a montagem de uma cozinha industrial.

2. Pense na estrutura ideal

Como estamos falando de uma cozinha industrial pequena, é fundamental que o espaço seja funcional e que cada metro quadrado seja aproveitado da melhor maneira possível. A disposição de móveis e equipamentos precisa ser projetada para que o trabalho aconteça de forma organizada e com o máximo de praticidade.

Aqui, vale a pena contar com a ajuda de um arquiteto para projetar o layout da sua cozinha industrial e decidir com propriedade qual a melhor disposição dos móveis e equipamentos. Assim, é possível preparar salgados de qualidade em uma pequena área de trabalho.

3. Conheça as áreas da cozinha industrial

O funcionamento de uma cozinha industrial exige áreas específicas para a realização de cada atividade. Por isso, antes de montar uma cozinha industrial pequena, é preciso saber em quais áreas ela se divide e quais espaços precisam ter. Basicamente, é necessário contar com:

  • Local adequado para receber os produtos de fornecedores;
  • Área de estoque para armazenamento de alimentos;
  • Espaço para higienização dos alimentos;
  • Local de manuseio de alimentos;
  • Parte para guardar utensílios;
  • Espaço para finalização dos pratos e/ou embalagem;
  • Área de limpeza, vestiários e sanitários.

4. Não esqueça da energia e ventilação

As cozinhas industriais, sejam de pequeno ou grande porte, possuem uma grande demanda de energia elétrica por conta dos equipamentos utilizados no local. A estrutura elétrica deve ser adaptada e muito bem calculada a fim de evitar incêndios, choques e curtos-circuitos.

A ventilação é outro ponto que deve ser observado com cautela, já que é necessária para evitar a proliferação de fumaça e gordura, além de garantir maior conforto e segurança de seus funcionários. Mais uma vez, é de suma importância contar com a ajuda de um profissional especializado.

5. Invista nos equipamentos certos

Como citamos anteriormente, uma das grandes diferenças de uma cozinha industrial para uma cozinha comum é a profissionalização da produção. Para isso, é  necessário uma montagem de aparelhos maiores e mais sofisticados, garantindo funcionalidade e qualidade no seu empreendimento.

Lembre-se que, como o espaço é mais reduzido, você deve adquirir apenas os equipamentos que são realmente necessários. Abaixo, listamos alguns que não podem faltar:

  • Fogões industriais;
  • Freezers;
  • Liquidificadores industriais;
  • Fritadeiras;
  • Fornos;
  • Coifas;
  • Balcões;
  • Mesas.

 

Além disso, como a produção dos salgados será feita em escala industrial, é fundamental contar com uma máquina de salgado. Esse tipo de equipamento garante a padronização, qualidade, higiene e, sobretudo, a produção de uma grande quantidade de salgados por hora.

A Vimaster possui máquinas de salgado compactas, ideais para otimizar a produção de sua cozinha industrial pequena. Conheça nossos equipamentos e entre em contato com nosso time para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.