Seja em casa ou na lanchonete, os bolinhos de bacalhau já fazem parte da cultura brasileira. Mas você conhece a origem desse tradicional petisco? Como não poderia deixar de ser, o bolinho de bacalhau tem origem em Portugal. Sua primeira receita oficial data de 1904, num livro chamado “Tratado de Cozinha e Copa”, do autor Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português.
Essa iguaria é extremamente saborosa e muito fácil de fazer, como você vai descobrir com a nossa receita de bolinho de bacalhau. Confira no post abaixo!
O bacalhau
Nós, brasileiros, herdamos o gosto pelo bacalhau dos portugueses. O país lusófono é um dos grandes consumidores do peixe, que tem sabor acentuado e grande facilidade de conservação, devido ao sal.
Na verdade, cinco espécies de peixes são vendidas como bacalhau. O nome está mais relacionado com a forma de transformação do peixe do que com a espécie em si. O mais tradicional é o Gadus morhua, conhecido como bacalhau do Porto e considerado o melhor de todos.
Os ingredientes da receita de bolinho de bacalhau
Com exceção do bacalhau, que é o ingrediente mais especial, a nossa receita de bolinho utiliza ingredientes bem comuns, que todo mundo costuma ter na sua cozinha. Veja a lista:
- 450g de batatas;
- 350g de bacalhau;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 ramo de salsa picada;
- 6 ovos;
- sal e pimenta a gosto;
- azeite ou óleo de cozinha para fritar.
Se quiser dar uma cara mais brasileira à receita, você pode substituir a batata pela mandioca, na mesma proporção. Fica uma delícia!
O modo de preparo do bolinho de bacalhau
Lave as batatas e cozinhe, com as cascas, junto ao bacalhau. Assim que estiver tudo cozinho, deixe esfriar um pouco e, então, retire as espinhas do peixe e descasque as batatas.
Agora, passe tanto o bacalhau quanto as batatas num passe-vite ou um amasse bem com um garfo ou espremedor de batatas. Esse processo é semelhante ao de um purê. Quando obtiver a massa de batata e bacalhau, junte a salsa, os seis ovos batidos com um garfo e o alho. Misture até obter uma consistência homogênea.
Forme os bolinhos com a mão ou com o auxílio de duas colheres de sopa. Aqueça o azeite ou o óleo de cozinha e frite. O ideal é utilizar azeite, que deixa a receita ainda mais saborosa. Se você tiver uma fritadeira, o processo fica mais fácil.
Por fim, coloque os bolinhos de bacalhau fritos em papel absorvente (o famoso papel toalha), que sugará um pouco do óleo e deixará os petiscos mais sequinhos, como todo mundo gosta.
Alguns acompanhamentos ideais
Agora que você já conhece a receita de bolinho de bacalhau, vamos descobrir alguns dos melhores acompanhamentos que tornam o nosso protagonista ainda melhor.
Limão
O azedinho do limão casa muito bem com o bolinho de bacalhau, trazendo ainda mais sabor. Não tem segredo: é só espremer o suco do limão direto no bolinho e saborear.
Molho sour cream
O molho sour cream é saboroso e, ao mesmo tempo, bastante sutil, o que preserva o sabor do bolinho de bacalhau. A receita é simples: misture 250 g de cream cheese, um copo de iogurte natural, uma colher de sopa de suco de limão, cinco colheres de leite e sal a gosto. Fica muito saboroso!
Molho tártaro
Utilize o processador para misturar três picles de pepino em pedaços, três ramos de salsinha picada e uma colher de alcaparras (opcional). Depois, adicione maionese, suco de um limão siciliano e tempere com sal. Misture bem e pronto.
Esse molho tártaro, que também é cítrico, fica incrível com a receita de bolinho de bacalhau.
Arroz e saladinha fresca
O tradicional arroz branco, que dispensa apresentações, também combina muito bem com o bolinho de bacalhau. Adicionando uma saladinha simples de folhas frescas e um pouco de azeite, tenha certeza de que a combinação fará sucesso.
Gostou da nossa receita de bolinho de bacalhau e das nossas dicas de acompanhamentos? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam!