Aprenda em 5 passos como montar uma cozinha industrial

Aprenda em 5 passos como montar uma cozinha industrial

Embora as dificuldades financeiras atinjam a maioria das pessoas, muitas continuam buscando melhores condições de saúde e bem-estar, o que envolve diretamente a alimentação, um dos setores mais rentáveis da economia.

Nesse cenário, diversos empreendedores têm buscado no ramo alimentício uma positiva forma de crescer e apostam fortemente no segmento.

Por isso, hoje vamos mostrar 5 passos para você montar uma cozinha industrial e alavancar o seu negócio.

1. Busque por profissionais capacitados

Para uma cozinha industrial sair do papel, são indispensáveis um projeto arquitetônico e um orçamento disponível para executá-lo. Na hora desse planejamento, é necessário contar um bom arquiteto ou engenheiro para fazer a assessoria.

É a partir de um projeto bem elaborado para a realidade do seu negócio, que siga padrões específicos para a produção alimentícia e considere aspectos variados, como localização, espaço físico e projeção produtiva, que a coisa toda começará a tomar forma.

2. Cumpra as normas da vigilância sanitária

Para que a sua cozinha industrial possa funcionar regularmente, é necessário que ela conte com espaços adequados para cumprir as normas da vigilância sanitária. Dentre as exigências, estão:

  • Área própria para receber os produtos de fornecedores, como verduras frescas, carnes e enlatados;
  • Espaço para armazenamento de alimentos, como despensas, geladeiras, congeladores e câmara fria;
  • Área para higienizar alimentos, com pias de aço inox e bancada;
  • Área para preparo inicial (como cortes, por exemplo), com bancada;
  • Armários para guardar utensílios, como panelas, vasilhames e talheres;
  • Área de cozimento, com fogão, forno, chama, fritadeira e coifa de exaustão;
  • Superfície para embalar e armazenar alimentos prontos para entrega;
  • Área de lavagem de utensílios, com pia, bancada e lavadora de louças;
  • Área de serviço para a higienização de toalhas, aventais e panos de cozinha (não se esqueça: produtos de limpeza devem ficar longe dos alimentos!);
  • Local separado para colocar o lixo (dentro da cozinha, as lixeiras devem ter pedais);
  • Abrigo externo para gás.

3. Conheça fornecedores de equipamentos

Se você já trabalha com salgados, conhece bem a dificuldade de se produzir muitos itens em pouco tempo. Por isso, ao montar uma cozinha industrial, você estará otimizando seu tempo de trabalho.

Contando com máquinas especializadas em amassar, modelar e finalizar salgados, como coxinhas e empadas, por exemplo, você ganha tempo de produção. E para fazer a escolha do maquinário adequado para o seu espaço, é importante conhecer fornecedores especializados e procurar sempre pelo que há de mais novo no mercado, garantindo, assim, um bom padrão de produção.

4. Divulgue a sua nova cozinha nas redes sociais

Ao montar uma cozinha profissional, você terá condição de atender uma rede ainda maior de clientes e aumentar a sua produção. Por isso, para que o novo espaço seja rentável e você aumente as suas vendas, nada como uma divulgação. E a boa notícia é que você pode tirar um retorno excelente apenas usando as redes sociais.

Toda hora tem alguém pedindo dicas e recomendações sobre fornecedores de salgados para eventos, reuniões e encontros. E adivinhe onde essa busca é maior? Nas redes sociais, é claro! O Facebook, por exemplo, é um ótimo canal para você divulgar o seu trabalho e mostrar para os seus clientes fotos das recentes melhorias da sua cozinha.

5. Mantenha a qualidade dos produtos

Qualidade é a palavra que define o que todo cliente busca quando procura fornecedores de salgados. E uma das maiores vantagens em profissionalizar a sua cozinha é a garantia de que você poderá oferecer produtos diferenciados.

Portanto, para montar uma cozinha industrial, além de pensar nos novos acessórios, é necessário que você faça uma pesquisa para encontrar os melhores insumos para o seu processo de produção. Depois, faça um planejamento para sempre manter o seu estoque em dia.

Por fim, lembre-se de que uma cozinha bem equipada e com produtos de boa procedência propicia a segurança alimentar. Assim, aliando um espaço bem planejado a ingredientes de qualidade, você transmite confiança aos seus clientes.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como montar uma cozinha industrial? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para mostrar aos seus contatos todo o cuidado que você tem com o seu negócio!